SAÚDE Hospital das Clínicas terá aparelho para diagnosticar câncer Unidade será o primeiro hospital público do estado a possuir o PET-Scan

Publicado em: 09/10/2017 22:20 Atualizado em:

Equipamento será inaugurado na próxima quarta-feira. Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh (Equipamento será inaugurado na próxima quarta-feira. Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh)
Equipamento será inaugurado na próxima quarta-feira. Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh
A partir da próxima quarta-feira, o Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco, passará a contar com os equipamentos de PET-Scan e ressonância magnética. Além disso, também será reaberto o Centro Cirúrgico Ambulatorial (com quatro salas) e a reforma e ampliação do Bloco Cirúrgico, que passa a operar com dez salas (em vez das seis anteriores) pela primeira vez desde a inauguração do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A solenidade será às 15h e contará com as presenças do ministro da Educação, Mendonça Filho, do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, do presidente da Ebserh, Kleber Morais, e do superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro.

A unidade será o primeiro hospital público do estado a possuir o PET-Scan, aparelho mais moderno no diagnóstico de câncer. O investimento total foi de R$ 11.314.850,00. “Esse conjunto de ações beneficia não só os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também as áreas de ensino e pesquisa, setores fundamentais num hospital-escola”, explica o superintendente Frederico Jorge Ribeiro, que recepcionará mais dez colegas superintendentes de hospitais da região.

O PET-Scan ou PET-CT é um aparelho de diagnóstico por imagem que permite a detecção precoce, o diagnóstico, o acompanhamento e tratamento de câncer e de outras doenças, possibilitando uma visualização eficaz do metabolismo celular. Já a Ressonância Magnética, outro equipamento de diagnóstico por imagem, fornece imagem em alta definição dos órgãos internos do corpo humano por meio da utilização de um campo magnético. Ela consegue detectar anomalias que outros exames por imagem não conseguem.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL