Chesf Fornecimento de energia é totalmente restabelecido após três horas

Publicado em: 18/10/2017 10:43 Atualizado em: 18/10/2017 13:24

Problema afetou o funcionamento de semáforos. Foto: Ana Paula Neiva / DP
Problema afetou o funcionamento de semáforos. Foto: Ana Paula Neiva / DP

Três horas depois, por volta das 9h56 desta quarta-feira, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em todo o Recife. A informação foi dada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio de uma nota oficial. De acordo com a Chesf, por volta das 6h54, um defeito interno na Subestação Bongi da companhia, localizada na zona oeste do Recife e responsável pelo atendimento de 40% da demanda da Região Metropolitana do Recife, provocou interrupção no fornecimento de cerca de 230 megawatt de energia elétrica para parte da capital pernambucana. Ainda segundo a nota, às 7h27, oitenta por cento da carga já estava normalizada. O restabelecimento completo aconteceu às 9h56.


Diversos bairros do Recife (RMR) ficaram sem fornecimento de energia. O problema atingiu bairros como Rosarinho, Encruzilhada e Madalena, na Zona Norte, Soledade, no centro e Boa Viagem, Pina e Imbiribeira, na Zona Sul. Alguns colégios, como o Motivo de Boa Viagem suspenderam as aulas esta manhã. O problema afetou ainda o funcionamento de semáforos e do metrô. As estações ficaram lotadas, atingindo cerca de 400 mil pessoas que utilizam as linhas do metrô diariamente. Apenas a linha diesel do VLT não foi afetada.

De acordo com a CBTU Recife, às 9h30 o metrô voltou a operar normalmente nas linhas Centro e Sul. O sistema, paralisado às 6h50,  voltou a funcionar às 8h55 e, com a ocorrência de uma segunda queda de energia, interrompeu a operação novamente às 9h15.


A Celpe se pronunciou por meio de comunicado. Confira:

 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que a interrupção no fornecimento de energia registrada, na manhã desta quarta-feira (18), em parte do Grande Recife, foi motivada por ocorrência na Subestação Chesf do Bongi, de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A Celpe se coloca à disposição.

Confira a nota de esclarecimento da Chesf:

 

Defeito interno na Subestação Bongi da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizada na zona oeste do Recife, provocou interrupção no fornecimento de em torno de 230 megawatt de energia elétrica para parte da capital pernambucana, na manhã de hoje (18/10). O desligamento ocorreu às 6h54, horário local, e às 7h27, 80% da carga já estava normalizada. O restabelecimento completo aconteceu às 9h56.
 A Subestação Bongi é responsável pelo atendimento de 40% da demanda da Região Metropolitana do Recife.

 


 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL