Diario de Pernambuco
Busca
Esta manhã Protestos de taxistas travam o trânsito em diversas vias do Recife

Publicado em: 19/09/2017 11:26 Atualizado em: 19/09/2017 14:16

Carreata travou a Avenida Cruz Cabugá, sentido Recife. Foto: Thamires Olveira/ Esp. DP
Carreata travou a Avenida Cruz Cabugá, sentido Recife. Foto: Thamires Olveira/ Esp. DP

Divididos em dois grandes grupos, um coordenado pela Frente dos Taxistas de Pernambuco e outro pelo Sindicato dos Taxistas Autônomos de Pernambuco, os motoristas de táxi realizam dois protestos na manhã desta terça-feira para cobrar fiscalização em relação ao transporte de passageiros realizado em carros particulares, por meio de aplicativos como o Uber. As manifestações tiveram dois pontos de concentração iniciados às 7h. O ato realizado pela frente começou em frente ao Classic Hall, na Avenida Agamenon Magalhães, em Olinda. Já a manifestação organizada pelo sindicato teve início no Cais José Estelita, no Bairro de São José.

Por volta das 10 h, os taxistas iniciaram as carreatas em direção ao centro do Recife. Agentes e orientadores monitoram os percursos. Os motoristas ligados à Frente dos Taxistas de Pernambuco seguiram pela Avenida Agamenon Magalhães e Avenida Cruz Cabugá, que ficou completamente parada no sentido Recife. Na altura do Shopping Tacaruna houve um tumulto envolvendo taxistas e motoristas do aplicativo Uber. Testemunhas disseram que, quando a carreata passou, alguns motoristas do Uber que fazem "ponto" perto do Tacaruna teriam jogado objetos nos táxis. Alguns taxistas desceram dos veículos, dando início a uma briga, que foi controlada pela Polícia Militar. No cruzamento da Avenida Norte com a Rua da Aurora, policiais militares tomaram um barrote de madeira das mãos de um motorista, que chegou a ser ameaçado de prisão por desacato, mas foi liberado em seguida.

Por volta do meio dia carreatas se encontraram em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Foto: Thamires Olveira/ Esp. DP
Por volta do meio dia carreatas se encontraram em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Foto: Thamires Olveira/ Esp. DP

O cortejo chegou no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, por volta do meio dia, onde houve o encontro com a carreata realizada pelo Sindicato dos Taxistas, que deixou o Cais José Estelita por volta das 10h, seguindo pela Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro e Cais do Apolo, passando em frente à Prefeitura do Recife.

Na Praça da República, um grupo de manifestantes procurou o Tribunal de Justiça, foi recebido pelo Presidente do TJPE, o desembargador Leopoldo Raposo, e entregou um dossiê com supostas provas de irregularidades cometidas por motoristas de aplicativos, como a utilização de gás sem licença e a condução de passageiros sem devida utilização do aplicativo. Uma nova eunião foi agendada para esta quarta-feira.

De lá, o grupo pretende seguir para a sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no bairro de Santo Antônio, onde também promete entregar o dossiê.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL