Diario de Pernambuco
Busca
Agreste Polícia detalha prisão de três suspeitos de atirar em jornalista em Caruaru Prefeitura lança Plano Municipal Juntos pela Segurança

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/09/2017 08:56 Atualizado em:

A Polícia Civil apresenta nesta terça-feira a prisão de três dos cinco suspeitos de participação no tiroteio com policiais militares em Caruaru, travado no sábado e que deixou um jornalista gravemente ferido. A troca de tiros aconteceu na estrada que dá acesso ao Alto do Moura. Na ação, um dos disparos atingiu Alexandre Farias, apresentador da 2ª edição do ABTV da TV Asa Branca, afiliada da Globo em Caruaru.

Segundo a polícia, todos os envolvidos têm antecedentes criminais e estão em condicional ou são foragidos da Penitenciária de Segurança Máxima de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Um quarto suspeito de envolvimento no crime foi morto no confronto com os militares. As buscas continuam pelo último atirador. Os suspeitos estão sendo indiciados pelos crimes de roubo majorado, lesão corporal grave (relativa aos socorristas do Samu) e tentativa de homicídio contra o jornalista Alexandre Farias. Os detalhes da ação policial estão sendo apresentados hoje no auditório da Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter1), em Caruaru.

Também nesta terça-feira a Prefeitura de Caruaru lança o Plano Municipal Juntos pela Segurança. A solenidade acontece esta manhã, no Shopping Difusora. "Ninguém faz nada sozinho. Sabemos que a segurança pública é uma questão de todos, compreendemos o papel que  o município pode exercer, conhecemos as restrições constitucionais, mas decidimos fazer a nossa parte", afirmou a prefeita Raquel Lyra. De janeiro a agosto deste ano já foram contabilizados 193 assassinatos na capital do Agreste. O município é o quarto em número de mortes no estado, só perde para Recife, Jaboatão e Paulista, na Região Metropolitana.

Horas antes da prisão, na manhã desta segunda-feira, a Polícia Civil divulgou o retrato falado de dois suspeitos identificados pela vítima do carro roubado no bairro de Indianópolis, o que teria provocado a perseguição policial que terminou no tiroteio. O Disque-Denúncia recebeu informações sobre o paradeiro do trio,e eles foram localizados no Sítio Maniçoba, na zona rural de Caruaru.

Um forte esquema policial foi montado para a caçada aos suspeitos. Até um helicóptero foi utilizado. Participaram da operação equipes da divisão de homicídios de Caruaru, policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) da cidade e policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA). De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, os policiais foram recebidos a bala, inclusive a aeronave. No local foram presos José Raniere de Oliveira Simões, 32 anos, Vagner Santos Figueiredo, 30, e Victor Luiz Bezerra da Silva, 20. No confronto com a polícia morreu um homem identificado como João Pedro. Com eles, foram encontradas duas espingardas, dois revólveres calibre 38 e uma pistola 380 e munição.

"Todos eles têm antecedentes e são reincidentes em assaltos e tráfico de entorpecentes. Também foram encontrados vários objetos, possivelmente fruto de roubos em Caruaru e na região", relatou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua. Os três suspeitos vão ser apresentados em uma audiência de custódia.


ESTADO DE SAÚDE - O jornalista Alexandre Farias, de 39 anos, apresentador do telejornal ABTV 2ª Edição, da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, foi atingido na cabeça por uma bala perdida durante uma troca de tiros entre policiais e suspeitos no Alto do Moura, em Caruaru. Na manhã do último domingo, o apresentador passou por uma cirurgia e encontra-se em coma induzido no Hospital da Unimed. De acordo com o último boletim médico, ele apresentou um desinchaço no cérebro, mas o estado ainda é considerado grave.




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL