Boa Viagem PM retira câmeras clandestinas instaladas na Entra Apulso, em Boa Viagem Equipamentos poderiam estar sendo utilizados por traficantes para monitorar região

Publicado em: 18/09/2017 12:10 Atualizado em: 18/09/2017 17:27

Pelo menos 10 câmeras instaladas em postes de iluminação pública e fachadas de imóveis foram retiradas. Foto: Wagner Oliveira/ DP
Pelo menos 10 câmeras instaladas em postes de iluminação pública e fachadas de imóveis foram retiradas. Foto: Wagner Oliveira/ DP

Pelo menos 10 câmeras instaladas em postes de iluminação pública e fachadas de imóveis foram retiradas nesta segunda-feira durante uma operação realizada pela Polícia Militar na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os trabalhos estão sendo executados por policiais do Grupo de Ações Táticas Itinerantes (Gati) e do 19º Batalhão da PM. Os equipamentos não pertencem à Secretaria de Defesa Social (SDS) ou a estabelecimentos comerciais e poderiam estar sendo usadas por traficantes com o objetivo de monitorar a chegada da polícia e de grupos rivais ao local.

A medida acontece um dia após o duplo homicídio ocorrido na localidade. Por volta das 18h deste domingo, quatro homens armados chegaram na esquina das ruas Arnaud Holanda com a Bruno Veloso em dois carros provavelmente roubados, desferiram vários tiros direção à comunidade e depois atearam  fogo com coquetel molotov em um dos veículos, onde dois homens, ainda não identificados,  morreram carbonizados.

'Daremos uma resposta proporcional à ousadia', promete delegado Luiz Andrey. Foto: Wagner Oliveira / DP
'Daremos uma resposta proporcional à ousadia', promete delegado Luiz Andrey. Foto: Wagner Oliveira / DP

Coletiva - "Daremos uma resposta proporcional à ousadia", prometeu na manhã desta segunda-feira o delegado Luiz Andrey, diretor integrado das especializadas da Polícia Civil, durante entrevista coletiva concedida esta manhã. Ainda segundo o delegado, todos os suspeitos foram identificados, mas a informação será mantida em sigilo. "A motivação preliminar é a briga territoral pelo tráfico de drogas entre a comunidade Entra Apulso e outra comunidade localizada próxima. O delegado do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa, (Francisco) Océlio já tem várias informações obtidas a partir de tetemunhas e imagens de câmeras de segurança. (...) Sessenta por cento dos assassinatos estão ligados diretamente ao tráfico e montamos uma estratégia de conjugar as investigação de tráfco e homicídios. Vamos atuar junto ao Depatri, Denarc e Delegacia de Boa Viagem", detalhou Andrey.

Sobre as vítimas, o delegado informou que há uma identificação preliminar mas que precisa ser ratificada com ajuda da perícia técnica papiloscópica ou por DNA. "Precisamos identificar com exatidão e, a partir daí, dizer se estão envolvidas com o tráfico. (...) As vítimas possivelente estariam mortas ou quase mortas e naquele local teriam sido carbonizadas", pontou.

Dois homens, ainda não identificados que estavam no veículo, morreram carbonizados. Foto: Nando Chiappetta/ DP
Dois homens, ainda não identificados que estavam no veículo, morreram carbonizados. Foto: Nando Chiappetta/ DP

Caso - Famílias que residem nas imediações da Rua Bruno Veloso, uma das saídas  do Shopping Center Recife, viveram momentos de terror em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Por volta das 18h, quatro homens armados chegaram na  esquina das ruas Arnaud Holanda com a Bruno Veloso em dois carros, um  Chevrolet Agile de placas terminadas em 8816 e um sedã Honda de placas  não anotadas. Eles desferiram vários tiros paro o alto e depois atearam  fogo  com coquetel molotov em um dos veículos usados por eles. Dois  homens, ainda não identificados, que estavam no veículo morreram carbonizados. Toda a ação dos bandidos foi filmada pelos moradores de cima dos prédios e em pouco tempo as imagens já estavam nas redes  sociais.

Os tiros alvejados para o alto atingiram a parede do 13º  andar do Edifício Jatiúca, na Rua Arnaud de Holanda. De acordo com o  delegado Jorge Ferreira, do Departamento de Homicídios e Proteção à  Pessoa (DHPP), a principal linha de investigação é a de que se trata de  uma espécie de “recado” de um bando criminoso de outra comunidade, a  Dorothy, da Imbiribeira. Segundo a polícia, o grupo da Imbiribeira  estaria querendo assumir o comando da criminalidade na comunidade Entra A  Pulso, que teve seu chefe morto. “Possivelmente eles querem tomar o  comando nas duas áreas ”, avalia o delegado.


Ainda segundo o delegado  Jorge Ferreira, a forma como os dois corpos recolhidos pelo Instituto  de Medicina Legal (IML) foram encontrados na parte traseira do Agile  sugere que não foram mortos no local em que o carro foi incendiado. Ambos estavam na parte traseira do carro, deitados, um no assoalho, outro sobre o banco.

Viaturas do 19º Batalhão da Polícia Militar de  Pernambuco (PMPE) foram mobilizadas, mas realizaram apenas o isolamento  da área para que uma equipe do Corpo de Bombeiros debelasse as chamas.  Só depois foi possível os peritos do Instituto de Criminalística (IC)  terem acesso ao veículo. Os corpos foram recolhidos pelo IML. A operação  de remoção durou cerca de uma hora para colher o máximo de informações no local.


Tiroteio - Em  maio deste ano, os moradores de Boa Viagem também ouviram o som de um  tiroteio durante uma perseguição de grupos rivais de homens armados. Os  moradores das ruas Jorge Couceiro da Costa Eiras e Ribeiro de Brito, também próximas ao Shopping Center Recife, assistiram e também filmaram os momentos de terror. Cada vez mais os moradores cobram uma ação da Polícia para coibir esse tipo de ocorrência. Responsável pelo policiamento ostensivo da área, o 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) confirmou, na ocasião, o registro de tiroteio e atribuiu a ocorrência a disputa por pontos de tráfico de entorpecente. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL