Diario de Pernambuco
Busca
ENSINO Adufepe promove debate sobre modelos de universidade no Brasil Evento acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro

Publicado em: 21/09/2017 17:11 Atualizado em:

As concepções e modelos de universidades públicas e estatais estarão em debate, na próxima semana, em um seminário articulado pela Associaação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) em parceria com a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes). Nos dias 28 e 29 de setembro, o evento acontece no auditório da Adufepe, na Cidade Universitária. A ação é aberta ao público e focada em docentes, técnicos e estudantes. Todos os participantes receberão certificado.

O seminário Concepções e Modelos de Universidade Pública e Estatal vai reunir grandes nomes da Instituições de Ensino Superior (Ifes) para debater as principais linhas de articulação a respeito dos modelos de universidade no país. Na manhã do dia 28, o debate sobre Os modelos e concepções de universidade trará a professora Silke Weber, da Universidade Federal de Pernambuco, e o professor Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal do Sul da Bahia, para uma conversa mediada pelo presidente do Proifes, Eduardo Rolim. À tarde, o tema será Aspectos estruturais da universidade brasileira. Sob a coordenação do presidente da Adufepe, Augusto Barreto, os palestrantes serão Ângela Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Edilson Fernandes, da UFPE, e Maria do Socorro de Costa Coelho, da Universidade Federal do Pará.

Já na sexta-feira, a primeira mesa discutirá Internacionalização da universidade brasileira, tendo como debatedor o representante da Adufepe Amilton José Vieira de Arruda e o professor Carlos Alexandre Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema de encerramento será Universidade e desenvolvimento e contará com a participação de Emmanuel Zagury Tourinho, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, Malu Alessio, da UFPE, e Alfredo Gomes, também da UFPE.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL