Esta tarde Protesto no centro do Recife denuncia descaso com soropositivos Ativistas denunciam política de tratamento ao HIV/Aids no Brasil e desmonte do SUS

Publicado em: 09/08/2017 11:58 Atualizado em: 09/08/2017 13:57

Protesto no centro do Recife denuncia descaso com soropositivos. Foto: Bruna Monteiro/Esp.DP
Protesto no centro do Recife denuncia descaso com soropositivos. Foto: Bruna Monteiro/Esp.DP

Ativistas da Articulação Aids de Pernambuco realizam, na tarde desta quarta-feira, um protesto em frente ao Cinema São Luiz, no centro do Recife. O ato, marcado para as 14h, tem o objetivo de denunciar o descaso dos governos municipais, estaduais e federal com a epidemia da Aids no Brasil e acontece na semana em que são lembrados os 20 anos da morte de Herbert de Souza, o Betinho.

 

Boletins epidemiológicos apontam que em Pernambuco são mais de 24 mil vivendo com HIV/ Aids e cerca de duas morem por dia em decorrência de problemas relacionados ao vírus, a maioria jovens negros, pobres, em situação de rua ou privados de liberdade. A ONG denuncia problemas graves, como falta de medicação antirretroviral e para as doenças oportunistas nas unidades de saúde e hospitais de referência e distribuição de medicamentos vencidos. O grupo também relata o racionamento e a falta de leite para as crianças filhas de mulheres com a sorologia positiva para o HIV, direito está garantido por lei e falta de leitos para internamento, e de especialidades médicas comocardiologistas, proctologistas, ginecologistas, neurologistas e odontólogos.

Para a Articulação Aids de Pernambuco, os avanços e as conquistas obtidas nas últimas três décadas, resultado da mobilização social estão sendo ameaçadas pelo retrocesso e falta de comprometimento dos gestores, principalmente em Pernambuco.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL