Diario de Pernambuco
Busca
Programa Ganhe o Mundo Alunos da rede pública embarcam para intercâmbio esportivo no Canadá

Publicado em: 06/08/2017 15:57 Atualizado em: 06/08/2017 16:44

Um grupo de 20 alunos da rede pública de Pernambuco embarcou neste domingo para uma temporada de dois meses de intercâmbio esportivo em Montreal, no Canadá. São estudantes da capital, Agreste e Sertão, praticantes de seis modalidades esportivas: atletismo (10); judô (3); luta olímpica (3); natação (2); ciclismo (2) e caratê (1). O Recife foi a cidade com mais escolhidos, 6. Em seguida vêm Petrolina (4);  Jaboatão dos Guararapes (3); Paulista (1); Abreu e Lima (1); Ouricuri (1); Arcoverde (1); Bezerros (1); Bodocó (1) e Trindade (1).

Eles integram a terceira edição do programa Ganhe o Mundo Esportivo, do governo estadual, que já beneficiou com bolsas de estudo de inglês e treinamento em centros de excelência de universidades de referência outros 11 estudantes em 2015 e 20 em 2016.

"Esses alunos foram contemplados não só pelo mérito esportivo, mas porque são bons alunos e se preparam para ganhar o mundo", disseo governador Paulo Câmara, que esteve no embarque deles. "É uma experiência importante, que vai oportunizar o conhecimento de um outro idioma e aperfeiçoar as técnicas do esporte que cada um pratica".

Dos 20 escolhidos para esta terceira edição,  16 foram campeões dos Jogos Escolares de Pernambuco.  Uma dos estudantes do grupo, Ingrid Gomes, foi campeã Norte/Nordeste do hepttatlo em 2015 e 4º lugar no brasileiro do ano passado. Sua irmã gêmea, Yasmim Gomes, participou do intercâmbio de 2015. Ao retornar, bateu o recorde de salto em altura do Norte/Nordeste (1,59m, marca que ainda não foi batida) e obteve a 3ª colocação do Campeonato Brasileiro Interclubes. Quem descobriu as duas foi o treinador Daniel Gonçalves, da  Escola Manoel Borba do Centro de Esporte Lazer e Cultura Alberto Santos Dumont, onde elas estudam.
“Elas passavam para ir para a ginástica, eu via aquelas meninas altas (1,75 m) e insisti tanto que elas começaram a treinar, mas ainda sem compromisso, faltavam muito. Quando ganharam as primeiras medalhas, começaram a se interessar. Depois da iniciação,coordenação, despertaram para o esporte”, conta ele.

A agenda do programa continua esta semana. Na próxima sexta-feira acontece o segundo embarque do ano do Ganhe o Mundo tradicional, quando 71 estudantes seguem para o Chile e 28 para a Argentina. No sábado, mais 47 alunos viajam para a Argentina. “A partir do dia 31 de agosto e até o dia oito de  setembro, mais 400 irão para o Canadá e no dia cinco de setembro, dez estudantes beneficiados pelo Ganhe o Mundo Musical embarcam para o Canadá”, pontua Renata Serpa Vieira, superintendente do programa que já beneficiou cerca de 5.500 estudantes da rede pública em Pernambuco.

Para participar, os estudantes precisam atender a critérios como ter entre 14 e 17 anos (completos em 2017), ser matriculado em uma escola da rede estadual de ensino, possuir média anual mínima de 6,0 nas disciplinas português e matemática. No caso da edição esportiva, os alunos devem ser beneficiado pelo Bolsa Atleta Estadual ou nos últimos 12 meses ter obtido os melhores resultados esportivos em sua modalidade olímpica individual (resultado deve ser referendado pela respectiva Confederação da modalidade) e ter obtido na fase estadual o título de campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco 2016 (JEPs).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL