Diario de Pernambuco
Busca
Transporte público Passageiros podem denunciar embarque irregular nos ônibus do Recife Através da divulgação de fotos e vídeos pelo WhatsApp, a Urbana-PE visa coibir passeiros que usam de fraudes para não pagar tarifa

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/08/2017 14:00 Atualizado em: 17/08/2017 14:16

De acordo com o Sindicato, quem entra nos ônibus sem pagar colabora para o aumento na tarifa, já que o custo é repassado para os demais passageiros.
Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP (De acordo com o Sindicato, quem entra nos ônibus sem pagar colabora para o aumento na tarifa, já que o custo é repassado para os demais passageiros.
Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP)
De acordo com o Sindicato, quem entra nos ônibus sem pagar colabora para o aumento na tarifa, já que o custo é repassado para os demais passageiros. Foto: Malu Cavalcanti/Esp.DP
Com o objetivo de combater irregularidades nos embarques em transporte coletivo, o Sindicato das empresas de transporte de passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), lançou um canal de denúncias. Através de campanhas educativas, os usuários serão informados sobre como registrar flagras de situações que já são cotidianas, como embarque pelas portas traseira e do meio, pulo de catraca no ônibus ou no acesso aos terminais, viagem na área dianteira sem direito à gratuidade e ainda uso indevido de cartões VEM de terceiros.

A quantidade de pessoas que usam o transporte público sem pagar passagem cometendo alguma dessas irregularidades representa 10% do total de passageiros transportados diariamente em todo sistema. No BRT, esse percentual sobe para 12,5%. O número corresponde a 180 mil pessoas embarcando de forma irregular todos os dias, o equivalente a 270 ônibus cheios ou correspondente ao custo de 26 ônibus novos por mês.

O cenário de caos nos principais terminais não é novidade para quem utiliza o transporte público todos os dias. "Nos horários de pico passam poucos ônibus então fica uma bagunça nas paradas. Alguns se aproveitam e entram pelas portas de trás para conseguir lugar. Também já vi muita gente ir de carona na parte da frente sem rodar a catraca. Acho uma falta de respeito com quem está pagando uma passagem cara", critica a dona de casa Lucivância Marques, de 47 anos.

"As fraudes são crimes previstos no código penal, mas em nosso sistema não existe uma penalidade imposta ao infrator, então trabalhamos com a reflexão provocando o debate sobre as soluções que podem ser adotadas aqui na Região Metropolitana do Recife. A nossa campanha traz um protagonismo para o usuário. A gente pede que sejam enviados flagras através do WhatsApp e a partir disso podemos intensificar nossos esforços na orientação dos passageiros", comenta o consultor da Urbana-PE, Bernardo Braga.

Por meio do número 99236.9002 os usuários podem denunciar enviando vídeos, fotos e relatos de situações de fraude. De acordo com o Sindicato, quem entra nos ônibus sem pagar colabora para o aumento na tarifa, já que o custo é repassado para os demais passageiros. Outra consequência é a ocupação indevida, que provoca superlotação.

"A tarifa é calculada dividindo o custo da operação pela quantidade dos passageiros pagantes. Se essa quantidade é reduzida, a tarifa se torna mais cara. Então se a gente consegue reduzir o impacto das fraudes, a relação entre o custo e arrecadação melhora e isso certamente pode ser repassado para o valor da passagem", explica Braga.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL