Recife Obras da Avenida Rio Branco alteram trânsito novamente

Publicado em: 08/08/2017 07:23 Atualizado em:

A segunda etapa da pedestrianização da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, foi aberta ao público. O trecho da Rua do Apolo à Rua da Guia já teve toda a pedraria trocada e passa por retoques. Motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças ocasionadas pela terceira e quarta etapas.

As interdições da Rua da Guia e da Rua Dona Maria César chegaram ao fim. Já a Rua do Bom Jesus permanece fechada no cruzamento com a Rio Branco. Quem antes dirigia pela Bom Jesus para seguir para a Avenida Marquês de Olinda tem que fazer uma volta passando pela Rua do Observatório, em direção ao Cais do Apolo. Do cais, o motorista segue para a Rua Madre de Deus e dobra à esquerda na Rua Vigário Tenório, podendo acessar a Marquês de Olinda pelas ruas Mariz e Barros e Dona Maria César, ou Avenida Alfredo Lisboa.

Segundo a Secretaria de Turismo de Pernambuco, a previsão é que o terceiro módulo seja concluído no fim do mês. Outra intervenção deverá ocorrer na segunda quinzena de agosto. Uma das faixas da Avenida Alfredo Lisboa será fechada para o avanço do quarto módulo. A obra deve ser completamente entregue em novembro. Os serviços estão sendo realizados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional em Pernambuco (Prodetur) e custarão R$ 4,5 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O boulevard, exclusivo para pedestres e modais não motorizados, terá ambiente de convivência com árvores e bancos de concreto e material reciclável. Haverá cinco quiosques comerciais que remeterão a containers da área portuária do Recife. O piso novo está sendo elevado até a altura do Marco Zero e segue o mesmo padrão de granito cinza. Um trabalho arqueológico identificou dormentes de trilhos do período de 1890 a 1915. A estrutura está sendo preservada e permanecerá abaixo do granito. Parte das peças seguirá o desenho dos trilhos e poderá ser vista.

A fiação de toda a via está sendo embutida e as calçadas também passam por reformas, com pedraria. O mobiliário urbano só deverá ser instalado quando todo o piso estiver concluído. Os veículos ficarão limitados a cruzar a via nas alturas da Avenida Alfredo Lisboa, da Rua do Apolo e da Rua do Bom Jesus.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL