Diario de Pernambuco
Busca
Sábado Extermínio da Juventude Negra é tema de Seminário no Cabo

Publicado em: 18/08/2017 14:47 Atualizado em: 18/08/2017 14:52

O Extermínio da Juventude Negra é tema de um seminário que acontece neste sábado, no Cabo de Santo Agostinho. O 2º Fojuca Fest começa às 9h, na Escola Municipal Ariosto Nunes Martins, no Centro do Cabo, realizado pelo Fórum de Juventudes do Cabo (FOJUCA) e o Centro das Mulheres (CMC).

O objetivo é discutir estratégias para reivindicar políticas públicas de enfrentamento do extermínio da juventude negra no município e no Estado. A programação conta com palestras sobre a realidade dos jovens da periferia do Cabo; Plataforma de Políticas Públicas de Juventude e atrações culturais.

O Cabo de Santo Agostinho, ocupa o 1º lugar no ranking nacional como a cidade que mais morrem jovens negros e negras. Pernambuco tem se destacado no cenário como um dos estados mais violentos para os jovens negros do Brasil.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado no mês de junho deste ano, a taxa de homicídio da população negra subiu 18%, e a mesma taxa teve queda de 12%, entre a população não-negros.É importante ressaltar que o jovem negro tem uma estimativa de risco de 23% maior de sofrer assassinatos em relação aos outros jovens.

Participam do evento o Movimento Meu Recife, Fórum de Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), Levante Popular da Juventude, Centro Popular de Artesanato do Cabo, Actionaid Brasil e a Gerência Municipal de Juventude do Cabo.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL