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Obras BR-101 mais perto da requalificação Trabalho de recuperação de trecho urbano, que teve verba liberada pelo governo federal em 2012, deve começar na segunda quinzena deste mês

Publicado em: 02/08/2017 07:19 Atualizado em:

Não tem sido fácil trafegar pela principal rodovia de acesso às cidades da Região Metropolitana. Buracos, desníveis e lama causam problemas em diferentes pontos da BR-101, especialmente no chamado Contorno do Recife, de Abreu e Lima a Jaboatão. Os transtornos foram potencializados pelas chuvas. Motoristas relatam que percursos que até março eram feitos em meia hora estão levando duas horas. Mas a promessa de recuperação do trecho urbano está mais perto de sair do papel. A recuperação da rodovia, que teve recursos liberados pelo governo federal em 2012, deve começar na segunda quinzena deste mês. A obra deve durar dois anos.

A ordem de serviço voltada para o contorno foi assinada em maio. A empresa que venceu a licitação está elaborando os projetos básico e executivo da intervenção, que será contemplada com R$ 192 milhões em investimentos, se gundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). “A BR-101 é uma rodovia muito importante para a região. Nela (no contorno do Recife), circulam 60 mil veículos por dia”, pontuou o engenheiro e professor da UFPE, Maurício Pina, em palestra sobre a urgência da requalificação da rodovia no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).

Para a obra na BR-101, foi escolhido Regime Diferenciado de Contratações. Elaborado para agilizar e modernizar os processos licitatórios, o RDC foi criado pelo governo federal em 2011 para dar celeridade às obras da Copa do Mundo e da Olimpíada.
Enquanto as mudanças não chegam, motoristas, caminhoneiros e passageiros de ônibus que circulam pela BR-101 na RMR se queixam. “Moro em Jaboatão e vou todos os dias a Paulista. Eu fazia esse caminho em 20 ou 30 minutos. Agora, saio de casa com duas horas de antecedência. Dois pneus já se rasgaram”, criticou o vendedor Amaro Vieira, 63.

Os acostamentos também carecem de manutenção. O aposentado Osias Freitas, 72, disse que é um desafio diário desviar dos buracos cheios de água. “Os carros passam e molham os pedestres. Dentro dos ônibus, a gente chacoalha o caminho inteiro.”

Ações emergenciais
O DER-PE informou que concluiu no último dia 14 os serviços emergenciais de conservação nos pontos mais críticos da BR-101: em Abreu e Lima, da Karne Keijo aos Milagres, e em Jaboatão dos Guararapes, do Padre Cícero à fábrica da Coca-Cola.

“As ações estão garantindo mais fluidez ao tráfego de veículos nesses trechos da rodovia”, respondeu o órgão por nota. O DER informou ainda que continua realizando trabalhos de conservação ao longo dos 30,4 quilômetros do contorno do Recife da BR-101, “de acordo com as condições climáticas na região.”

Último trecho duplicado será entregue

Fora do perímetro urbano, os trechos Norte e Sul da BR-101 em Pernambuco também apresentam problemas de conservação, ainda que menos graves. Ao contrário do contorno do Recife, que é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), a manutenção dessas extensões fica a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O principal desafio nos trechos de responsabilidade do Dnit, porém, não é a conservação da rodovia, mas a conclusão da duplicação da BR-101 no estado.

De acordo com previsões do governo federal, o último trecho de duplicação da rodovia em Pernambuco deve ser entregue, após sete anos em obra e paralisações, ainda neste mês. No estado, só falta duplicar uma extensão de 15 km entre Palmares, na Mata Sul, e a divisa com o estado de Alagoas. “Em abril deste ano, as obras de duplicação e restauração da BR-101 no trecho que vai do quilômetro 189,3, em Palmares, ao quilômetro 198,3 foram concluídas, liberando o tráfego regular de veículos, estando o trecho restante, que vai do quilômetro 198,3 até a divisa com o estado de Alagoas, em andamento”, esclareceu o Dnit.

Sobre a BR-101 Norte, o órgão informou que os serviços de recuperação do trecho entre Igarassu e Paulista (do quilômetro 41,40 ao 51,60) iniciado em setembro de 2016 foi concluído este ano. A obra contou com a substituição de placas de concreto, reposição de dispositivos de drenagem, aplicação de revestimento no asfalto e implantação de nova sinalização horizontal. “No mais, os contratos de manutenção básica da BR-101 encontram-se regularmente em vigor em toda a sua extensão”, respondeu o Dnit.

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