Diario Urbano Antes de cobrar adimplência, empresas de transporte precisam atender necessidades dos passageiros

Por: Tânia Passos - Diário de Pernambuco

Publicado em: 18/08/2017 07:54 Atualizado em:

Os números apresentados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) em que 10% dos passageiros entram no sistema sem pagar a tarifa e no BRT esse percentual chega a 12,5%, não são nenhuma surpresa. Na verdade, achei que fossem maiores. Entrar nos terminais por cima do muro e pular as catracas das estações de BRT ou entrar pelas portas de vidro são cenas recorrentes. Além da disposição física de jovens e homens saudáveis, o constragimento é zero. Mas daí pedir que o passageiro que paga se torne um “fiscal” do sistema é uma outra história.
Há pelo menos duas questões que o empresário do setor de transporte precisa entender para olhar o ponto de vista do usuário: o primeiro é o tempo. Quem está preocupado em chegar ao seu destino, dificilmente vai parar para fazer um registro de quem entrou no ônibus sem pagar. O outro é que as próprias queixas dos usuários como: o atraso do veículo, queimada de parada, motorista que para longe da parada ou dar freadas buscas, não têm respostas imediatas e eficazes.
E há ainda um terceiro fator: o usuário que testemunha alguém burlar o sistema pode se “compadecer” com quem parece não poder pagar uma passagem. No imaginário coletivo, o empresário é o lado mais forte. E para o despertar de uma conscientização, a partir do fato de que a economia gerada com o fim dos “penetras” trará benefícios aos usuários e não aos empresários, será preciso antes tornar eficientes, também, campanhas que atendam melhor às necessidades dos que se sentem esquecidos todos os dias.  

 

O tratamento oncológico
A terceira edição do Simpósio em Oncologia do Hospital de Câncer de Pernambuco começa hoje, às 9h, no Hotel Courtyard by Marriott, em Boa Viagem. O evento vai até amanhã e irá discutir as perspectivas e o futuro do tratamento oncológico. O simpósio pretende reunir mais de 200 estudantes e profissionais da área de saúde. A programação pode ser acessada no site hcp.org.br/simposio.

Exames gratuitos
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai oferecer hoje na Praça Oswaldo Cruz, a partir das 9h, testes rápidos para detecção das hepatites B. O ônibus Prevenção para Tod@s tem capacidade para atender 100 pessoas. Durante a mobilização serão distribuídos material informativo e camisinhas. A enfermidade pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção.

Praça de alimentação
Os comerciantes que vão ocupar o centro comercial no Cais de Santa Rita, que será aberto em setembro, estão sendo capacitados para trabalhar no local. Os participantes vão ter acesso a conteúdos sobre higiene, marketing, vendas e gestão financeira. Na primeira etapa serão 38 ambulantes que vão receber os boxes para uma praça de alimentação.

Posto do Detran
O Paulista North Way Shopping terá uma unidade do Detran neste semestre. O ponto de atendimento irá oferecer serviços como renovação e emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e primeiro emplacamento, além de outros serviços. O espaço poderá atender cerca de 300 usuários por dia.

 

Uma cratera no caminho
O leitor Ralfe Teotônio denuncia um buraco aberto pela Compesa na Avenida Conde Pereira Carneiro, no bairro de Sucupira, Jaboatão dos Guararapes. Segundo ele, após a obra restou no local uma cratera, que aumenta os riscos de acidente com os pedestres.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL