Diario de Pernambuco
Busca
Diario urbano Retirada de animais das pistas não é feita e causa mais acidentes

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 11/07/2017 07:56 Atualizado em: 11/07/2017 08:05

Ma madrugada de ontem, micro-ônibus se chocou com dois cavalos na BR-408, deixando 11 feridos. Foto: PRF/ Divulgação
Ma madrugada de ontem, micro-ônibus se chocou com dois cavalos na BR-408, deixando 11 feridos. Foto: PRF/ Divulgação

São constantes as denúncias de cavalos perambulando por ruas e estradas da Região Metropolitana do Recife. E as ações das prefeituras e dos órgãos de trânsito têm se mostrado incapazes de solucionar um problema diário e que, na madrugada de ontem, deixou 11 feridos em São Lourenço da Mata. Um micro-ônibus se chocou com dois animais, na BR-408. Acidente pelo mesmo motivo poderia ter ocorrido também na madrugada de ontem na Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes. Três cavalos, segundo leitores, caminhavam no Viaduto de Prazeres. Motoristas somente percebiam os bichos a poucos metros de distância, freando bruscamente. Há riscos assim também em Olinda, onde cavalos soltos são constantes em ruas próximas às comunidades V-8 e V-9. As histórias por trás disso geralmente envolvem a sobrevivência de pessoas pobres, que usam os cavalos para o transporte de cargas. O inaceitável está em gestores públicos conhecerem bem a questão, saberem as saídas possíveis e pouco fazer, colocando vidas em risco.

 

Risco de morte
Uma a uma as árvores da Praça Paraíso, em Afogados, estão sendo devoradas por doenças. A primeira já foi cortada. Em outras estão a caminho. O tronco de uma delas possui grandes buracos e a casca se esfarela. Moradores da praça temem que árvore cai a qualquer momento neste tempo de ventos fortes.

Fiação elétrica
O poste central da Praça Paraíso, em Afogados, é um risco. Na base, a caixa de eletricidade está sem tampa. Quebrou há meses. A fiação fica exposta e ao alcance das crianças. Por isso, pais evitam levar os filhos ao lugar, inaugurado em outubro de 1981 e que preserva o projeto de iluminação original.

Lugar improvisado
Pode-se medir a má conservação da Praça Paraíso pelo estado da placa de inaguração do logradouro, em Afogados. A peça metálica, depois arrancada do seu lugar por vândalos, está pendurado no medidor de energia de um dos estabelecimentos comerciais colado à praça. Pendurada por cordões.

Pintaram a caravela
Causa estranheza o colorido dado ao monumento à chegada do espanhol Vicente Pinzón, em 26 de janeiro de 1500, ao Cabo. Pintaram com as cores da gestão do município, verde e azul. O monumento fica na antiga BR-101, a poucos metros do acesso a PE-060. Originalmente tinha a cor do metal.

Horta no Capibaribe
Placas e pedras indicam algo sendo feito na área que fica entre o Rio Capibaribe o fundo de prédios do Poço da Panela. No terreno de cerca de três mil metros quadrados, moradores do bairro, puxados pela associação de moradores e amigos, discutem a organização de um parque e de uma horta comunitária.

Acesso às igrejas
Aos poucos, as denominações religiosas vão se dando conta da importância da acessibilidade. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, por exemplo, 69 paróquias apresentaram e tiveram projetos aprovados nos últimos dez anos. O número representa mais da metade das 120 paróquias existentes.

De mal a pior
Em 15 dias, avaliam taxistas, o asfalto do encontro da Rua Barão de Souza Leão com a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, passou de “sofrível” para “péssimo”. Antes, reduziam a velocidade para seguir e agora, dependendo do horário, são obrigados a parar. Ou param ou batem no carro da frente.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL