Diario de Pernambuco
Busca
Protesto Professores decidem desocupar prédio da PCR após conseguirem agendar três reuniões Docentes da rede municipal do Recife estavam no 9º andar, onde fica o gabinete do prefeito, protestando desde o final da tarde dessa segunda-feira

Publicado em: 25/07/2017 17:16 Atualizado em: 25/07/2017 18:30

De acordo com a categoria, os trabalhadores passaram a noite no local sem água, comida e acesso ao banheiro. Foto: Cortesia
De acordo com a categoria, os trabalhadores passaram a noite no local sem água, comida e acesso ao banheiro. Foto: Cortesia

Os professores da rede municipal que protestavam no prédio da Prefeitura do Recife decidiram desocupar o edifício na tarde desta terça-feira. De acordo com Simone Fontana, coordenadora-geral do Sindicato dos Professores Rede Municipal Recife (Simpere), a manifestação chegou ao fim após a promessa de que a categoria teria três reuniões com representantes da Prefeitura do Recife nos próximos dias.

Além disso, a categoria denunciou que três professores do grupo de 28 que estava no 9º andar, onde fica o gabinete do prefeito Geraldo Julio, passaram mal e não tiveram atendimento. Os professores informaram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não teve autorização para acessar o 9º andar. Pela manhã, um grupo de professores fechou o tráfego da Avenida Cais do Apolo, em frente à prefeitura, nos dois sentidos.

O grupo de professores iniciou o protesto nessa segunda-feira e à noite o prédio foi fechado. De acordo com a categoria, os trabalhadores passaram a noite no local sem água, comida e acesso ao banheiro, que teve a passagem interditada por dois seguranças. De acordo com o Simpere, a categoria compareceu em massa ao local para pressionar a prefeitura e prestar solidariedade aos colegas.

Ainda segundo a categoria, uma reunião está prevista para esta quinta-feira (27), na qual será discutida a questão do vale-refeição. "As outras duas ficaram marcadas para sexta-feira e segunda-feira da próxima semana. Nessas reuniões iremos discutir o reajuste salarial e também a pauta da educação", destacou Simone Fontana.

Os professores decidiram protestar depois que o prefeito Geraldo Julio autorizou o reajuste salarial para apenas 85 professores do município, que eram aqueles que estavam com salários diferentes dos demais, porque têm formação apenas de magistério. Após a saída dos professores, a Prefeitura do Recife enviou uma nota à imprensa sobre a negociação.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura do Recife informa que após uma solução negociada, embora já tivesse obtido decisão judicial emitida pela 4ª Vara da Fazenda Pública garantindo a reintegração de posse da recepção do 9º andar do edifício sede, os membros do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere) desocuparam o prédio por volta das 16h15 desta terça-feira (25). O espaço havia sido invadido pelos sindicalistas na tarde de ontem (24). Durante todo o período da invasão, os manifestantes tiveram acesso ao elevador e à escada, caso desejassem sair do prédio, no entanto optaram por sair apenas na tarde de hoje.

No início da tarde, mesmo sem a garantia de que o sindicato desocuparia o 9º andar, a Prefeitura do Recife recebeu uma comissão do Simpere. Na reunião, com a participação do secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, e do chefe de Gabinete do Prefeito, Marconi Muzzio, ficou acordado com a categoria a realização de três encontros, dos quais dois já estavam agendados anteriormente.

Na próxima quinta-feira (27) está mantida a reunião da Mesa Geral de Negociação. Na sexta (28), haverá a realização de um encontro exclusivo com o setor da Educação para apresentar os dados da situação financeira do município – a mesma apresentação feita ao Fórum dos Servidores Municipais na Mesa Geral da última quinta-feira (20), da qual o Simpere se retirou antes do término da exposição. E a Mesa Setorial de Educação, que seria realizada na manhã de hoje (25) e que não ocorreu por conta do movimento do sindicato, ficou marcada para a próxima segunda-feira (31).

A gestão municipal reitera, por fim, que sempre esteve aberta ao diálogo com todas as categorias de servidores municipais e a negociação durante o movimento do Simpere foi exemplo disso, esgotando todas as possibilidades de solução negociada e consensual. A Prefeitura informa ainda que este ano já foram realizadas quatro reuniões da Mesa Geral de Negociação Salarial e mais de 40 reuniões das Mesas Setoriais, quando as representações dos servidores podem tratar de pautas e demandas específicas de cada categoria.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL