CPRH Policial militar faz entrega voluntária de três papagaios no Sertão Palestra sensibilizou sertanejo, que entregou aves à Uiga de Petrolina

Publicado em: 26/07/2017 14:30 Atualizado em: 26/07/2017 14:59

Policial militar faz entrega voluntária de três papagaios no Sertão. Foto: CPRH/ Divulgação
Policial militar faz entrega voluntária de três papagaios no Sertão. Foto: CPRH/ Divulgação

Um policial militar decidiu fazer a entrega voluntária de três papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva) a agentes ambientais de Petrolina, no Sertão do São Francisco. O PM tomou a decisão após levar o filho a uma palestra sobre a importância da preservação da fauna, durante visita ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no município.

Uma equipe da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga/Petrolina) foi ao Cemafauna acompanhando o policial para fazer a entrega, deixando as aves aos cuidados da equipe da universidade. Os papagaios estavam sendo criados em cativeiro na residência do policial, na zona rural, há aproximadamente três meses, desde quando foram pegos no município de Floresta, também no Sertão.

As aves foram levadas de carro para o centro, onde estão sendo tratadas e avaliadas para voltarem à natureza. Há ainda a possibilidade dos animais serem encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Recife.

Crime - A criação de animais silvestres sem autorização ou provenientes de criadouros não legalizados é crime ambiental, passível de multa de R$ 500, podendo chegar a R$ 5 mil por indivíduo, se a espécie estiver em risco de extinção.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL