Diario de Pernambuco
Busca
Espaço pet Inaugurado Parcão na Arena de Pernambuco O espaço dedicado aos cães vai funcionar diariamente em uma área de 500 metros

Por: Rosália Rangel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/07/2017 15:21 Atualizado em: 09/07/2017 17:09

A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, rebebeu neste domingo (9) um “público” diferente. Os novos “visitantes” foram participar da inauguração do Parcão, um espaço dedicado aos pets. No espaço, eles podem brincar à vontade em uma área que ganhou obstáculos para os animais se exercitarem. “É muito bom ter um local aberto para os cães. Pena que ainda tem pouco espaços como esse”, comentou Alexandra Spineli, propriétaria de Siba, um husck siberiano de nove meses de idade.

O Parcão da Arena, o primeiro construído fora do Recife, tem uma área de aproximadamente 500 metros. Outro local destinado aos cães funciona no Parque Santana, em Casa Forte, em uma iniciativa da Prefeitura do Recife. “É um espaço inovador e que busca integrar ainda mais a Arena de Pernambuco com o público pernambucano. Esta estrutura será fixa na Praça Sul da Arena, e será mais uma grande atração em todos os Domingos na Arena. É um  projeto que já cativou a população, agradou aos proprietários e os animais”, avaliou o secretrário estadual de Turismo, Felipe Carreras, que participou da inauguração.

Além das atividades do Domingo na Arena, o Parcão também agregou outras atividades. O projeto Cães Doutores, que busca novos voluntários para integrar as atividades do grupo, levou os irmãos Max, Mel e Raio de Sol, de quatro anos. Os animais chamaram a atenção dos visitantes. Segundo a coordenadora do projeto, a terapeuta ocupacional Andréa Souza, o Cães Doutores é pioneiro no trabalho de auxiliar no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, são 20 voluntários e 15 cães, de várias raças, que atuam como voluntários no programa.

No Recife, eles realizam visitas a pacientes do Hospital Barão de Lucena, Centro de Reabilitação do IMIP, Hospital das Clínicas, Caps Setúbal, Associação Novo Mundo, Instituição Afeto, entre outros. De acordo com Andréia Souza, as visitas beneficiam pessoas com várias perfis.

O projeto prevê realizar a Terapia Assistida por Animais em Pernambuco e promove a humanização da assistência em instituições de saúde. Nas redes sociais, é possível conhecer o trabalho: Câes Doutores (Facebook), @projetocaesdoutores no Instagram e o e-mail é caesdoutores@gmail.com.

Quem visitou a Arena também teve a oportunidade de adotar um bichinho de estimação na feira montada para adoção de cães e gatos. Até o início da tarde, 12 cães e dois gatos haviam sido adotados, de um total de 35 animais. Entre eles, cinco irmãs que foram abandonadas e resgatadas por cuidadoras. Todos eles estão castrados e vacinados. Além de atrações musicais, a inauguração do Parcão contou com pet shop móvel e gincana envolvendo os animais. O evento na Arena termina às 17h.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL