Denúncia Hemope sem medicamento usado na quimioterapia de 40 pacientes Hemocentro fez pedido à Secretaria Estadual de Saúde no dia 22 de junho, mas ainda não recebeu a droga utilizada no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo, tipo de câncer raro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/07/2017 09:24 Atualizado em: 19/07/2017 11:16

Hemope sem medicamento usado na quimioterapia de 40 pacientes. Foto: Hemope/ Divulgação
Hemope sem medicamento usado na quimioterapia de 40 pacientes. Foto: Hemope/ Divulgação

Funcionários e pacientes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) denunciam a falta do medicamento Bortezomib, utilizado no tratamento de quimioterapia para 40 pacientes com mieloma múltiplo, tipo de câncer raro. Segundo eles, a droga estaria em falta há cerca de um mês.

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a diretora de hematologia do Hemope, Fábia Araújo, informou que a medicação não é adquirida pelo hemocentro, mas recebida da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o Hemope, o pedido foi feito no dia 22 de junho e no dia 10 de julho o hemocentro recebeu o número da requisição mas, apenas o medicamento Hidroxiureia foi autorizado, ficando o pedido atendido pela metade. Já o envio do Bortezomibe ainda não foi confirmado.

José Estelita, servidor da farmácia do Hemope, explica como funciona o trâmite. O medicamento Bortezomibe foi solicitado à Unidade de Monitoramento Farmacêutico (UMAF), na Assistência Farmacêutica, para o pedido ser formalizado, planilhado e autorizado.  Após a autoriação,  o número da requisição deverá ser encaminhado ao Alclog para agendar a data de entrega, caso tenha o produto./


Em nota, a  Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que já fez a compra do medicamento Bortezomib, que está com a entrega atrasada por parte do fornecedor. A SES já notificou a empresa para que a entrega seja feita no menor tempo possível.

 

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL