Diario de Pernambuco
Busca
Ensino Governo lança Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação Projeto REPE-PE atingirá 20 municípios do estado, formando a primeira rede estadual associada a nova fase da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Publicado em: 12/07/2017 10:27 Atualizado em: 12/07/2017 10:33

Governo lança Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação. Foto: Ailton Predoza/ DP
Governo lança Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação. Foto: Ailton Predoza/ DP
Lançada no estado a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (REPEPE). O decreto foi assinado no Palácio Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara, que liberou R$ 10 milhões para aquisição e instalação de equipamentos de transmissão de dados para a rede. Primeira rede estadual associada a nova configuração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a REPEPE interligará - a partir de internet de alta velocidade (1 a 10 Gigabytes) – 20 municípios do estado, podendo alcançar cerca de 400 entidades até 2018. Com isso, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estimula a aceleração da inovação e da competitividade econômica baseados em cooperação e conhecimento.

A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022 (ECTI-PE), documento criado pela Secti para guiar as políticas públicas da área de CT&I que também foi, oficialmente, lançado no evento. Alinhada à Estratégia, a REPEPE tem como diferencial um modelo de negócio inovador, baseado em parcerias público-privadas voluntárias, propiciando, inclusive, a redução de custos e o compartilhamento de benefícios. O convênio de cooperação técnica e integração de infraestrutura entre Celpe, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e Secti foi assinado, garantindo a espinha dorsal do projeto que alcançará 1.175 km, percorrendo 10 das 12 regiões de desenvolvimento do estado.

“Estamos executando uma Estratégia para construir as bases de desenvolvimento do futuro, que começa agora. E esse futuro depende, fundamentalmente, de difusão intensa de conectividade. Nosso diferencial são as parcerias. Inovação não se faz de forma isolada e temos que incentivar parcerias entre os entes público-privado”, reforça a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. O investimento de R$ 10 milhões será aportado pela Secti dentro do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (PROAPL) financiado pelo BID.  

Inicialmente, a REPEPE viabilizará a interligação de entidades de educação e pesquisa, como os Centros Tecnológicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), além de escolas. A partir de parcerias com outros órgãos estaduais, municipais e demais entidades, outros potenciais públicos-alvo são centros de inovação, a exemplo do Armazém da Criatividade, em Caruaru, escolas técnicas, a TV Pernambuco, hospitais de ensino, autarquias municipais, além de bibliotecas e arquivos públicos.

O acesso à banda larga poderá ainda beneficiar os Arranjos Produtivos Locais de Confecção, Leite, Vinho e Gesso, potencializando os chamados Territórios Inovadores definidos na Estratégia de CT&I e criando condições que promovam a inovação e o surgimento de novos negócios nesse setores – mais uma ação prevista na Estratégia.

A Estratégia - Localmente inspirada e globalmente conectada, a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022 foi elaborada também com a participação dos atores da área, para orientar o planejamento e as ações de desenvolvimento baseado em ciência, tecnologia e inovação. Seu macro-objetivo é promover condições para elevar a qualidade de vida e garantir a prosperidade da sociedade a partir de seis eixos estratégicos que orientam a seleção, a implementação e o monitoramento das mais de 50 linhas de ação.
Com aproximadamente 100 páginas, o documento apresenta um diagnóstico da CT&I no estado, identificando as principais competências, apresentando um modelo de governança, referências bibliográficas e um extenso mapeamento dos principais atores do Sistema Pernambucano de Inovação (SPIn), composto por empresas, instituições de ensino, de pesquisa e de difusão tecnológica, habitats de inovação, incubadoras, aceleradoras, entre outras com atuação em Pernambuco. A implantação dessa Estratégia está baseada na articulação entre esses representantes e a formação de parcerias, a exemplo do projeto da REPEPE.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL