RECONHECIMENTO Fotojornalista do Diario entre os melhores do país com clique de torcida rubro-negra Paulo Paiva ganhou o reconhecimento na seleção do Melhor do Fotojornalismo Brasileiro 2017

Por: Adaíra Sene

Publicado em: 11/07/2017 20:59 Atualizado em: 12/07/2017 23:16

Recompensado por não desistir é uma das fotos do ano, segundo o Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. Foto: Paulo Paiva/DP (Recompensado por não desistir é uma das fotos do ano, segundo o Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. Foto: Paulo Paiva/DP)
Recompensado por não desistir é uma das fotos do ano, segundo o Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. Foto: Paulo Paiva/DP


Era só mais uma partida do Brasileirão do último ano. Em campo, o Sport enfrentaria o Atlético-MG. Antes do jogo, no entanto, a onda rubro-negra já entoava os gritos de guerra do Leão. Foi então que o fotojornalista Paulo Paiva aprontou mais uma. "Eu me posicionei para pegar a torcida gritando. Aí surgiu o Rodriguinho nos braços do pai voando no Cazá, Cazá", rememorou. O fotógrafo de 25 anos está no Diario de Pernambuco desde 2010, mas foi com esse clique certeiro que cravou seu trabalho como um dos melhores do país. O reconhecimento veio na última semana, quando sua foto foi selecionada para a edição 2017 do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. "Em tempos de violência, eu fiquei muito feliz em poder fazer essa foto e saber que ainda temos esperança com o futebol", vibrou. Ele não foi o único do Diario na lista dos melhores. Peu Ricardo também endossa os destaques do ano.

O retrato, intitulado de Recompensado por não desistir, está entre os trabalhos de 116 fotojornalistas, profissionais de revistas, jornais, portais e agências de notícias de todas as regiões do Brasil presentes no Melhor do Fotojornalismo Brasileiro, da Editora Europa. Foram selecionadas 242 imagens, entre as 700 que foram enviadas para a seleção. O material foi garimpado meticulosamente e destaca a prisão de políticos e marqueteiros com o desdobramento da Operação Lava Jato, o impeachment da presidente Dilma Rousseff, os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o acidente aéreo que matou quase todo o time de futebol da Chapecoense (além de importantes jornalistas esportivos), as várias manifestações sociais país afora e outros fatos importantes de 2016. De Peu Ricardo, a foto As crianças leitoras do lixão de Rio Doce, em Olinda, foi a selecionada. O registro foi feito durante uma reportagem sobre as obras inacabadas do município, incluindo o Estádio Grito da República, em janeiro do ano passado.

Atualmente, é o único livro nacional dedicado, exclusivamente, ao fotojornalismo. A obra ambiciona reunir uma coletânea das fotos mais marcantes do ano anterior e, assim, criar um documento da história contemporânea através das imagens. A pré-venda da obra deve começar no dia 25 de julho, através do site da editora, ao custo de R$ 99,90.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL