Diario de Pernambuco
Busca
Vestibular Confira dicas para voltar às aulas mantendo o ritmo de estudos para o Enem Após o período de férias, os vestibulandos precisam retomar a rotina de estudos meses antes das provas

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/07/2017 09:42 Atualizado em: 24/07/2017 10:17

A aluna do Colégio Damas, Marina Arteiro, fera de psicologia, fez um planejamento para aproveitar o tempo livre das férias e voltar às alunas mantendo ritmo de estudos.
Foto: Divulgação/Colégio Damas. (A aluna do Colégio Damas, Marina Arteiro, fera de psicologia, fez um planejamento para aproveitar o tempo livre das férias e voltar às alunas mantendo ritmo de estudos.
Foto: Divulgação/Colégio Damas.)
A aluna do Colégio Damas, Marina Arteiro, fera de psicologia, fez um planejamento para aproveitar o tempo livre das férias e voltar às alunas mantendo ritmo de estudos. Foto: Divulgação/Colégio Damas.

Manter o ritmo de estudos aliado com momentos de descanso pode ser o segredo para não perder o ritmo na volta às aulas após as férias de julho. Colocar os assuntos em dia, fazer exercícios e reservar um momento de lazer ajudam a retomar a rotina escolar sem prejudicar o desempenho no segundo semestre. Uma das dicas de professores é fazer programações culturais que colaborem com os conteúdos cobrados no Enem.

Filmes, documentários, livros e peças teatrais podem se encaixar de forma interdisciplinar, tornando o momento de diversão mais produtivo. "É possível fazer um programa que reúna lazer, cultura e estudo ao mesmo tempo. Por exemplo, ler biografias de personalidades importantes é uma forma agradável de estudar sobre personagens que serão cobrados", comenta o professor de História do Colégio Damas, Lula Couto.

Se desligar totalmente dos livros durante as férias ou manter uma rotina de estudo muito rígida pode tornar o retorno à rotina escolar exaustivo meses antes do Enem. Por isso, encontrar o equilíbrio é fundamental na volta às aulas é fundamental. "Um breve passeio com os pais na parte histórica do Recife acrescenta bastante e o aluno pode desfrutar da história de seu estado e conhecer mais sobre a arquitetura da cidade. Ir até a Praça da Independência, ao Marco Zero, rua do Bom Jesus, Teatro Santa Isabel é uma forma belíssima de ampliar o conhecimento", comenta o professor.

A fera de psicologia Marina Arteiro, 17 anos, fez um planejamento para dar sequência à maratona antes do vestibular. "Meu tempo de estudo em casa sempre foi restrito por causa do volume de aulas e agora pretendo fazer mais exercícios e revisões. Acho importante dar continuidade ao esforço que já fizemos no começo do ano. Também vou separar uma tempo para descansar e não voltar tão cansada próximo ao Enem", diz a aluna do Colégio Damas.

Marina pretende sair um pouco da rotina visitando museus, como o Cais do Sertão e lendo os livros que são pedidos no vestibular, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. "Vou fazer todos os exercícios para levar minhas dúvidas nas primeias semanas de aula. Além disso, pretendo rever minhas disciplinas específicas em paralelo. Nos fins de semana aproveito o tempo com passeios, filmes ou livros", diz.

O Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, então o segundo semestre já é a reta final para os feras que vão enfrentar no primeiro dia 5h30 para responder as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. E 4h30 no segundo, quando serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. A retomada para os três meses finais irá depender de como cada estudante aproveitou as férias. 

O estudante Guilherme Azevedo, 17 anos, fera de engenharia biomérica, pretende aproveitar o tempo livre com os amigos, mas reservou o mesmo horário das aulas para estudar em casa. "Aproveitei para estudar todas as manhãs, mantendo a rotina do colégio. No período da tarde descansei e a noite fiz revisões", conta.

O candidato que tem uma programação intensa pode sentir o impacto logo no início, então é importante se manter ativo. "Quem precisar pode aumentar o ritmo de estudos de forma gradativa para voltar mais disposto. Mas isso sem esquecer que o corpo e a mete também precisam de um período de repouso", ressalta Lula Couto.

Confira algumas dicas

1. Manter uma rotina de estudos

2. Reservar momentos de relaxamento

3. Revisar o conteúdo que tiver maior dificuldade

4. Fazer exercícios e provas anteriores

5. Separar possíveis dúvidas para consultar os professores no retorno à aulas

6. Fazer programações culturais semanais (museus, peças teatrais, filmes)

7. Ler a literatura obrigatória do vestibular ou biografias de personalidades históricas


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL