Diario de Pernambuco
Busca
Governo Estadual Chuvas trazem melhorias no abastecimento de água em Gravatá e rodizio na cidade é reduzido Em Gravatá, a Compesa atende 80 mil moradores e mais uma população flutuante de 30 mil pessoas atraída pelo turismo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/07/2017 17:49 Atualizado em: 26/07/2017 17:54

Chuvas ajudam no abastecimento de água através de barragens em Gravatá. Foto: Compesa/Divulgação (Chuvas ajudam no abastecimento de água através de barragens em Gravatá. Foto: Compesa/Divulgação)
Chuvas ajudam no abastecimento de água através de barragens em Gravatá. Foto: Compesa/Divulgação

As chuvas constantes em Pernambuco estão sendo responsáveis por proporcionar melhorias no abastecimento de água em cidades do Agreste, região bastante sacrificada pela estiagem prolongada.

Em Gravatá, distante 80 quilômetros do Recife, a  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) conseguiu reduzir o rodízio em virtude da recuperação dos níveis dos três mananciais que atendem o sistema da cidade: as barragens de Vertente Doce, Brejinho e Cliper. Gravatá terá um esquema de rodízio de dois dias com água e oito dias sem, o que é melhor do que o período de seca, em que a população recebia água a cada 15 dias.

A maior contribuição para o sistema é feita pela Barragem de Vertente Doce, localizada no município de Chã Grande, e que está operando com uma vazão de 210 litros de água, por segundo. As barragens de Brejinho e Cliper, situadas em Gravatá, fornecem a vazão de 30 l/s, cada uma. “As chuvas registradas em maio e junho  permitiram a recuperação das barragens de Vertente Doce e Brejinho. A pluviometria deste mês foi fundamental para que a Barragem de Cliper também tivesse uma excelente recuperação”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Ricardo Malta. 

O  governador Paulo Câmara pensou em duas obras hídricas para ampliar a oferta de água para a cidade:  a Adutora do Agreste e a Adutora de Serro Azul. A obra da Adutora do Agreste  está em execução e atenderá, além de Gravatá, mais 67 cidades do Agreste, por meio das águas da Transposição do Rio São Francisco. Já a Adutora de Serro Azul, que tem uma audiência pública agendada  para o próximo dia 04, em Bezerros, transportará água da Barragem de Serro Azul, em Palmares, na Mata Sul, para  dez cidades do Agreste.

Em Gravatá, a Compesa atende 80 mil moradores  e  mais uma população flutuante de 30 mil pessoas atraída pelo turismo e eventos realizados na cidade.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL