Diario de Pernambuco
Busca
Quarta-fera Católicos lembram Santa Ana e São Joaquim, padroeiros dos avós

Publicado em: 24/07/2017 14:39 Atualizado em:

Esta semana, a Arquidiocese de Olinda e Recife celebra o dia dedicado a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Os padrpeiros dos avós são lembrado no dia 26, próxima quarta-feira. Algumas paróquias da Região Metropolitana do Recife (RMR) realizam novenas, procissão e missas.

Na quarta-feira, às 19h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside missa na capela de Santana, no bairro Cidade Tabajara, Olinda, que faz parte da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Embora na circunscrição da Arquidiocese não exista capela dedicada a Santana e a São Joaquim, existem capelas dedicadas aos avós de Jesus nos municípios de Olinda (bairro Cidade Tabajara), em Recife (bairro Santana), Escada (bairro Nova Escada) e em Camaragibe (bairro Santana). No dia de Santa Ana, a paróquia do Santíssimo Sacramento, realiza procissão, saindo às 18h30 da igreja matriz da Boa Vista em direção à igreja da Santa Cruz, onde o pároco padre Roberto Nogueira celebrará a santa missa às 19h.

Confira as programações das missas e procissões em honra a Santa Ana e a São Joaquim:

Capela Santana (paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Cidade Tabajara):  26/07, 19h. Dom Fernando Saburido presidirá a santa missa. Endereço: Rua Cosme e Damião, s/n.

Paróquia de Nossa Senhora do Livramento (Vitória de Santo Antão-PE): 26/07, 19h.
Endereço: Praça Dom Luiz de Brito, 467, Centro. Fone: (81) 3523-1043

Capela Santana (paróquia de São Pio X, Camaragibe): 26/07, 19h. Celebrante: padre Francisco Izaú. Endereço: Rua Santana, s/n. Fone: (81)3458-6076.

Capela Santana (paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Casa Forte, Recife): 26/07, 19h. Endereço: Rua Dona Olegarina da Cunha, ao lado do Ibama. Fone: (81)3268-0647

Capela de Santâ Ana e de São Joaquim (paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Escada): 26/07, 19h30 - missa festiva, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento.  Celebrante: padre Robson Soares. Endereço: Rua Antônio de Paula Mendes, bairro Nova Escada,
Fone: (81)3534-2537.

Igreja da Santa Cruz (paróquia do Santíssimo Sacramento, Boa Vista, Recife): 26/07, procissão às 18h30, seguida da celebração da santa missa às 19h. Fone: (81)99867-0074.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Boa Viagem, Recife): 26/07, 19h30, missa concelebrada pelo pároco padre Luciano José.

 

História - Os estudiosos e historiadores, afirmam, com base em documentos antigos, que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa: preparação de Javé, era um homem rico descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai de Jesus. Suportou por 40 anos toda espécie de humilhações por sua esposa não poder dar-lhe filhos. Na época, era ponto de honra um homem possuir herdeiros e uma esposa fértil. Joaquim sempre fazia ofertas no templo, e como possuía muitos rebanhos, levou uma novilha ao sacerdote, mas este, considerando a oferta vinda de mãos indignas não a aceitou. Triste, ele retirou-se para o deserto por 40 dias para orar, jejuar e fazer penitência, rogando a Deus um filho. Deus enviou-lhe um anjo que o avisou que já poderia retornar à sua casa porque lhe seria concedido um (a) filho (a). Ana, cujo nome também vem do hebraico e significa graça, angustiada pelo sumiço do marido, rezou a Deus implorando que a fizesse fértil para retirar a humilhação que pesava sobre o esposo. Ela viu também um anjo que a disse que teriam um (a) filho (a) que seria honrado (a) e louvado (a) em todo o mundo. Ana já tinha 39 anos, idade considerada na época avançada para uma primeira gravidez. A filha,Maria, aos três anos foi levada pela mãe ao templo, como prometera, onde permaneceu até os 12 anos. São Joaquim e Santa Ana viveram até que vissem o nascimento de Jesus e o avô faleceu logo após a apresentação do neto ao templo com 12 anos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL