Chuvas Governador viaja hoje para São José da Coroa Grande, Gravatá e Escada Paulo Câmara estuda a suspensão de ICMS nos municípios atingidos pelas chuvas e linhas de crédito

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/06/2017 07:29 Atualizado em: 01/06/2017 09:25

Governador se reuniu com 30 deputados da bancada estadual para discutir alternativas de ajuda aos municípios. Foto: Palácio/ Divulgação
Governador se reuniu com 30 deputados da bancada estadual para discutir alternativas de ajuda aos municípios. Foto: Palácio/ Divulgação
O governador Paulo Câmara viaja nesta quinta-feira para São José da Coroa Grande, Gravatá e Escada, municípios também atingidos pelas chuvas nos últimos dias em Pernambuco. Ontem, ele visitou os municípios de Catende e Ribeirão, também atingidos pela cheia, e conversou com as pessoas nas ruas e nos abrigos. E à tarde, ele se reuniu com 30 deputados da bancada estadual para discutir alternativas de ajuda aos municípios.

Em Ribeirão, o governador visitou as escolas Sônia Lustosa e Maria Cícera, que, juntas, estão acolhendo cerca de 275 moradores desabrigados. Em Palmares, os mantimentos foram levados pelos helicópteros cedidos pela Força Aérea para serem distribuídos para toda a região da Mata Sul.

Um hospital de campanha estará funcionando até a sexta-feira em Rio Formoso, um dos municípios atingidos pela enchente do Rio Una, na Mata Sul. O hospital será instalado em um terreno de 100 metros quadrados de um campo de futebol no quilômetro 57 da rodovia PE-80. A unidade terá capacidade para atender 250 pessoas por dia.

Mesmo com toda essa ajuda, o governo quer estabeceler propostas que possam ser aplicadas o quanto antes. Na reunião com a bancada estadual uma das alternativas foi a suspensão de recolhimento do ICMS para análise caso-a-caso e tentar parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para financiamentos, além de utilizar recursos da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe). “Vamos, primeiro, recuperar as cidades, fazer a limpeza, restabelecer os serviços públicos e oferecer a ajuda humanitária necessária. Estamos fazendo também todo o levantamento e o cadastro das pessoas que perderam suas moradias ou tiveram danos nas casas para que a gente possa realmente ajudar”, afirmou o governador.

Após a reunião com os deputados, o líder do governo, o deputado Isaltino Nascimento, foi questionado sobre a hipótese de os deputados estaduais direcionarem recursos das chamadas emendas parlamentares para suprir a necessidade de verbas para as barragens e socorro às vítimas dos alagamentos, mas segundo ele, esse ponto não chegou a ser discutido. “É uma questão de foro íntimo”, afirmou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, o governo do estado insiste na tentativa de liberação de recursos para conclusão das quatro barragens anunciadas em 2010 e a possibilidade de mais duas barragens. Paulo Câmara garantiu ainda que o trabalho de assistência prevê a imediata volta do funcionamento da rotina dos municípios, inclusive com o restabelecimento do comércio. “Estamos trabalhando baseados em um trâmite mais célere para que possamos iniciar a recuperação também das estradas, acessos e pontes. E isso vai ser feito em conjunto com todas as secretarias estaduais”, detalhou Paulo Câmara.

Ainda de acordo com o governador está mantida a parceria com os municípios. “É importante que os serviços emergenciais sejam realizados para atender plenamente a população prejudicada”.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL