Diario de Pernambuco
Busca
POLÍCIA Dupla é detida e confessa estupro contra idoso na Estação Ipiranga do Metrorec Segundo delegado, um jovem de 18 anos e um adolescente de 15 foram localizados por imagens de um assalto realizado antes da agressão e confessaram ação criminosa

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 09/06/2017 22:21 Atualizado em: 09/06/2017 22:30

Delegado Igor Leite foi o responsável pelas investigações. Foto: Roberto Ramos/DP/Arquivo (Delegado Igor Leite foi o responsável pelas investigações. Foto: Roberto Ramos/DP/Arquivo)
Delegado Igor Leite foi o responsável pelas investigações. Foto: Roberto Ramos/DP/Arquivo
“Foi brutalidade mesmo!”, resumiu, no começo da noite desta sexta-feira, o delegado Igor Tenório Leite, da Delegacia de Afogados, que anunciou a prisão de Bruno Barbosa da Silva, 18 anos, e a apreensão de um adolescente de 15 anos, que confessaram serem os responsáveis pela violência praticada contra um idoso de 60 anos, incluindo estupro, na noite da terça-feira, na Estação Ipiranga do Metrô do Recife (Metrorec), na Região Sudoeste do Recife. “Os dois confessaram na presença de advogados, com riqueza de detalhes, e o depoimento deles bate com o que disse a vítima”, reforçou o delegado, acrescentando que até este sábado Bruno seria encaminhado para audiência de custódia e o adolescente, para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Ainda segundo Igor Leite, os dois agressores confessos foram identificados através de câmeras que os flagraram quando assaltaram duas mulheres a cerca de 50 metros do local onde, com a mesma arma, um revolver calibre 38, municiado, abordaram o idoso agredido e estuprado. O delegado acrescentou que no momento em que foi preso, na residência de um parente, na Mangueira, Bruno estava com o revólver utilizado na prática dos dois crimes, o que resultou na prisão por porte ilegal de arma.

Segundo apurado preliminarmente, Bruno e o adolescente são conhecidos por agirem com brutalidade e, além do caso de estupro do idoso, pesa contra ambos envolvimento em roubo e formação de quadrilha armada, que atua na área de Afogados e Mustardinha, também na Região Sudoeste da Capital. Por esse motivo o delegado preferiu liberar apenas detalhes da prisão referente à agressão ao idoso, prevendo para a próxima semana a divulgação ampla dos casos que envolvem a dupla e ações criminosas praticadas em grupo.

Segundo informou o delegado Igor Leite, a violência integra o histórico de Bruno, que, ainda adolescente, foi apreendido por homicídio. O adolescente apreendido também tem indicativos de perfil violento. As agressões praticadas contra o idoso não tinham nenhuma relação com furto ou roubo Nada foi levado. “Um deles teve vontade de estuprar e o outro acompanhou”, relatou o delegado.

Testemunhas que preferiram ficar no anonimato justamente por conta da insegurança contaram que o homem foi abordado quando subia a rampa da Estação Ipiranga. Moradores da área disseram que casos de violência e tráfico de drogas na área são frequentes e falta de ação policial. “A Polícia não faz nada por nós que moramos aqui em Afogados. Tá virando coisa revoltante”, disse uma pessoa que se referiu a dois assaltos antes da agressão, sem que nenhuma viatura tivesse chegado ao local. O policiamento ostensivo da área é de responsabilidade do 12º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Após sofrer as agressões o idoso conseguiu chegar em casa e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, Região Sul do Recife, de onde foi transferido para o Hospital Otávio de Freitas (HOF), em Tejipió, na Região Sudoeste, onde recupera-se de um procedimento cirúrgico e pode ter alta neste final de semana.

Administradora e operadora do Metrorec, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (STU-Recife-CBTU) se limitou a lamentar o ocorrido, informar não ter registro da ocorrência, e que prestou esclarecimentos à Polícia e designou equipe para acompanhar o caso. Na quarta-feira, indignados, moradores jogaram pneus na linha e impediram a circulação de composições do Metrorec na mesma Estação Ipiranga por cerca de trinta minutos a partir das 18 horas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL