Diario de Pernambuco
Busca
Hoje Católicos fazem homenagens a Santo Antônio Confira a programação religiosa para lembrar o protetor dos pobres, guardião dos enfermos e casamenteiro

Por: Ana Paula Neiva - Diário de Pernambuco

Publicado em: 13/06/2017 08:07 Atualizado em: 13/06/2017 08:24

Católicos fazem homenagens a Santo Antônio. Foto: Marlon Diego/Esp.DP
Católicos fazem homenagens a Santo Antônio. Foto: Marlon Diego/Esp.DP
O mês de junho traz consigo as celebrações típicas da época. Em meio ao forró e às comidas típicas, os verdadeiros “donos da festa” nem sempre são lembrados com a devida reverência. As comemorações, que surgiram na Europa pagã para invocar boas colheitas durante o solstício de verão, foram trazidas ao Brasil pelos colonizadores portugueses já como uma homenagem a três santos cristãos - Antônio, João e Pedro - sobre os quais o Diario inicia uma série de três reportagens. A primeira conta as tradições Santo Antônio, conhecido como o casamenteiro, mas também o padroeiro dos pobres e protetor dos enfermos, que é comemorado em 13 de junho.

Desde a década de 1960, a aposentada Josefa Barbosa de Queiroz, 87 anos, deposita sua fé em Santo Antônio. Uma das frequentadoras mais antigas do convento em nome do santo, no bairro homônimo, no Centro do Recife, Zezita, como é conhecida, descreve com orgulho a sua certeza de devoção. “Quando peço alguma coisa, olho para a imagem. Se o menino nos braços de Santo Antônio sorrir para mim, é porque vou alçancar a graça”, revelou Josefa, que há 50 anos participa, às terça-feiras, da celebração ao meio-dia no convento. Assim já foram alcançadas muitas graças, diz ela. A primeira, há 30 anos, quando o filho mais velho formou-se em medicina. “Vim para a missa na terça-feira, pedi a Santo Antônio que arrumasse um emprego para ele. No dia seguinte, meu filho foi chamado para trabalhar por quatro meses em Manaus, e até hoje está lá”, falou Zezita, que reside em Apipucos, no Recife.

Nascido em Lisboa, em Portugal,  em 1195, Antônio é o padroeiro de Pernambuco e do Recife, junto com Nossa Senhora do Carmo, copadroeira. Segundo o historiador Leonardo Dantas Silva, durante as lutas com os holandeses, o santo já era reverenciado. “Os estandartes da tropa tinham a imagem dele”, lembrou. Ele revelou que o culto vem desde 1606, quando os franciscanos se instalaram na Ilha de Antônio Vaz sob proteção de Santo Antônio. “Em 1709, quando o povoado foi elevado a vila, a cidade recebeu o nome de Vila de Santo Antônio do Recife”, diz.

No Dicionário do folclore brasileiro, Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) cita 70 localidades com o nome do santo no Brasil. De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, entre os 19 municípios que abrangem 127 paróquias, há igrejas com nome de Santo Antônio em Água Fria, Torrões e Estância, no Recife; Prazeres, Jaboatão dos Guararapes; Tiúma, em São Lourenço; além do Cabo, na Região Metropolitana, e de Primavera, na Mata Sul.

O franciscano é lembrado por ser casamenteiro. “Ficou conhecido por ajudar as moças pobres a conseguir o dote. Mas também é protetor dos pobres, animais e ajuda as pessoas a encontrar objetos perdidos”, explicou o frade Romualdo Bezerra de Araújo, guardião do Convento de Santo Antônio.

No convento, na Rua do Imperador, às terças-feiras são celebradas três missas, às 7h, às 12h e às 16h. As terças também são dia do Pão de Santo Antônio. Conta a história que o pão era distribuído por ele entre os pobres nos conventos. Um dia, um frade chegou para Antônio e disse que pães haviam sido roubados. Antônio mandou verificar o cesto e o frade encontrou o depósito transbordando. Por isso, durante a festa, a igreja distribui pão para os fiéis. O alimento deve ser colocado em uma vasilha com arroz ou farinha para que nunca falte no lar.

Matriz
A igreja matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, de 1790, está fechada há dois anos e meio para reforma. As missas acontecem num salão improvisado.

Missas

Celebrações no Convento de Santo Antônio

Terça, dia 13/6
Missa às 6h, 8h, 10,12h
15h Benção das crianças e dos lírios
16h Procissão e missa de encerramento

Endereço: Rua do Imperador, 206
Informações: (81) 3224-0493

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL