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Políticas ambientais Uma cidade limpa sobre duas rodas O Recife tem como meta reduzir de forma drástica as emissões de carbono até 2040, e a bicicleta é a ferramenta primordial

Por: Tânia Passos - Diário de Pernambuco

Publicado em: 21/05/2017 13:53 Atualizado em: 21/05/2017 14:33

Foto: Nando Chiappetta/DP
Foto: Nando Chiappetta/DP

O Recife está em 16º lugar em vulnerabilidade climática no mundo. Embora não seja um grande emissor de gases, o município se torna mais vulnerável por estar localizado um pouco acima do nível do mar e por ser uma metrópole densamente povoada e cortada por rios. E o que a bicicleta tem a ver com tudo isso? A capital pernambucana, que tem hoje 1,6 milhão de habitantes, de acordo com estimativa do IBGE, foi a primeira no país a iniciar o inventário que mede a emissão de gases de efeito estufa. O levantamento constatou que mais da metade da poluição do ar é originária do transporte terrestre. A bicicleta é considerada, portanto, uma ferramenta fundamental para redução do dióxido de carbono na atmosfera.

O caminho para cortar taxas de poluição
O desafio de se criar novos hábitos

O assunto tem relevância tamanha que a mobilidade entrou na pauta da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. A pasta acompanha de perto as políticas públicas elaboradas para o sistema cicloviário da cidade, e já colocou como meta para o ano 2040 um potencial de redução de 696,5 mil toneladas de carbono equivalente (fórmula que representa emissões em dióxido), uma redução de quase 25% da poluição do ar existente atualmente na cidade. O último inventário, feito em 2015, aponta que Recife emitiu 2,9 milhões de toneladas.

Outra política vem do plantio de árvores para melhorar o conforto térmico e atrair mais usuários ao transporte não motorizado. A primeira experiência foi pensada em 2012 com o projeto das ciclofrescas, mas não foi levado em frente. O município trabalha com um manual de plantio para possibilitar o sombreamento sem prejudicar a acessibilidade. Por enquanto, 4% da população que trabalha e estuda se deslocam por esse tipo de modal e ainda não entraram na conta da redução da emissão. O modelo é contabilizado no Bike PE, que desde 2013 registrou 1,2 milhão de viagens na Região Metropolitana do Recife. A economia rende os chamados créditos de carbono, que poderão ser vendidos num mercado mundial entre nações e organizações que têm metas a cumprir.

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