Diario de Pernambuco
Busca
Inverno Região Metropolitana do Recife amanhece sob chuva e com alerta da Apac Até o momento, a Mata Sul apresenta o maior volume de chuva. Ipojuca soma o acumulado de 134,46 mm nas últimas 24 horas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/05/2017 07:31 Atualizado em: 25/05/2017 13:08

Em Água Preta, o acumulado nas últimas 24 horas foi de 81,13 mm. Foto: Antônio Buarque/ Cortesia
Em Água Preta, o acumulado nas últimas 24 horas foi de 81,13 mm. Foto: Antônio Buarque/ Cortesia
A Região Metropolitana do Recife (RMR) amanheceu sob chuva moderada nesta quinta-feira. No final da tarde da quarta, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo alerta à população sobre a continuidade das chuvas no estado, adiantando a possibilidade de chuvas de intensidade moderada e, ocasionalmente, forte já a partir da noite.  De acordo com a previsão, deverão ser  mais atingidas as áreas da Mata Sul e a Região Metropolitana. O alerta é válido por 24 horas.

Até o momento, a Mata Sul apresenta o maior volume de chuva. De acordo com o monitoramento de precipitações realizado pela Apac, em Ipojuca choveu nas últimas 24 horas 134,46 mm. Em seguida vem Barreiros com 133,09 mm, Belém de Maria com 124,19 mm, Rio Formoso com 122,36 mm, Sirinhaém com 112,06 mm, Ribeirão com 92,88 mm. Em Água Preta, o acumulado nas últimas 24 horas foi de 81,13 mm. O leitor Antônio Buarque enviou imagens do local. Na Região Metropolitana do Recife, choveu mais no Cabo de Santo Agostinhos, que somou 90,31 mm nas últimas 24 horas. No Recife, o acumulado ficou em 39.80 mm,  Jaboatão com 38,15 mm, Olinda com 25,61 mm e Paulista com 22,51 mm.

Até o momento, não foram registrados casos de deslizamentos de barreiras ou muros de arrimo. O transtorno fica por conta das vias alagadas, como a Avenida Presidente Kennedy, em Olinda e a Rua Imperial e Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Recife. A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) recomenda cautela para evitar acidentes. Em Olinda, os canais do Fragoso e de Ouro Preto estão com os níveis de água bastante elevados. Moradores do entorno temem o transbordamento. Esta manhã, a maré está baixando e deve atingir o menor índice às 9h, o que dimibui esse risco.

Como forma preventiva, a Defesa Civil do Recife orienta os moradores de áreas de risco a se abrigarem em locais seguros. A Defesa Civil mantém um plantão permanente para o atendimento da população, podendo ser acionada através do telefone 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24h. Em Ipojuca, o telefone da Defesa Civil é o 0800.281.0620. A ligação é gratuita.

Para o dia de hoje, a previsão para a Região Metropolitana e Matas Norte e Sul é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuva contínua em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte. No Agreste, tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca. No Sertão e Sertão de Pernambuco, tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca. Em Fernando de Noronha, tempo parcialmente nublado com chuva rápida em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL