Diario de Pernambuco
Busca
Ensino Pernambuco é o quinto estado do país com mais incrições no Enem Em menos de 24 horas, cerca de meio milhão de candidatos se inscreveram no país

Publicado em: 09/05/2017 18:11 Atualizado em:

Os estudantes Luciano Sampaio e Shannon Hunt se inscreveram nas primeiras horas. Foto: CBV/Divulgação (Os estudantes Luciano Sampaio e Shannon Hunt se inscreveram nas primeiras horas. Foto: CBV/Divulgação)
Os estudantes Luciano Sampaio e Shannon Hunt se inscreveram nas primeiras horas. Foto: CBV/Divulgação
Em menos de 24 horas, cerca de meio milhão de candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Pernambuco foi o quinto estado do país em número de inscritos, de acordo com levantamento preliminar do Ministério da Educação (MEC). Até as 16h de ontem, 18.293 candidatos pernambucanos haviam feito a inscrição. Assim, o estado ficou atrás apenas de São Paulo (53 mil inscritos), Minas Gerais (32 mil), Rio de Janeiro (26 mil) e Bahia (22 mil). Para confirmar a inscrição, os candidatos não isentos precisam pagar o boleto gerado no sistema no valor de R$ 82. A taxa tem de ser quitada até o dia 24 de maio, respeitados os horários de compensação bancária.

Em todo o país, até as 19h, o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que foi aberto às 8h, duas horas antes do previsto, recebeu aproximadamente 510 mil inscrições de todo o Brasil, segundo o MEC. A plataforma online não registrou nenhuma instabilidade no primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores. Apesar da maior rapidez no sistema, o número de inscritos foi menor do que no ano passado. Em 2016, cerca de 600 mil candidatos fizeram a inscrição nas primeiras 10 horas.

Para os que tiverem problemas na hora de acessar o sistema, o Inep orientou limpar o cache ou atualizar o navegador antes de iniciar as inscrições. Também é aconselhável separar os dados necessários antes de começar o preenchimento das informações. Isso porque cada tela fica ativa por até dois minutos. Se depois desse período não houver qualquer ação, o sistema avisa que se tornará inativo nos próximos segundos.

Para evitarem “surpresas”, os estudantes Luciano Sampaio, 16, e Shannon Hunt, 17, fizeram a inscrição nas primeiras horas de ontem. Eles avaliaram positivamente o sistema do Inep e não enfrentaram problemas para concluir o cadastro. “O layout da página está muito melhor e mais leve. Antes, tinha muita informação, o que deixava o candidato confuso. Agora, está mais fácil e claro”, observou Shannon. “Preenchi todas as informações muito rápido. Foram apenas cinco minutos para fazer a inscrição. Quando fiz o Enem por experiência o site estava bem lento. Hoje (ontem), não”, completou Luciano.

A expectativa do MEC é de que pelo menos 7 milhões de inscrições sejam feitas até as 23h59 do dia 19 de maio, quando se encerra o prazo. O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que o MEC está preparado para garantir o cadastro de todos os participantes. “O suporte técnico e estrutura de tecnologia da informação do MEC estão preparados para receber todas as inscrições. Estudem bastante para ter um excelente desempenho no exame”, afirmou.

Para fazer a inscrição, o estudante deve ter em mãos o número do CPF e preencher a data de nascimento. As informações serão cruzadas com dados da Receita Federal. Com isso, o nome do candidato e da mãe serão preenchidos automaticamente e não podem ser alterados. Caso algum dado esteja incorreto, o participante deve procurar a Receita Federal e pedir a correção para depois terminar a inscrição.

Enem

  •     Inscrições pela internet: http://enem.inep.gov.br/participante
  •     Término: 19 de maio, até as 23h59
  •     Valor da taxa: R$ 82
  •     Prazo para pagamento do boleto: 24 de maio

Inscrições no Enem 2017:

  •     510 mil inscrições em todo o país até as 19h de ontem
  •     7 milhões de inscrições são esperadas para o Enem 2017


Por estado:

  •     São Paulo: 53.672 inscrições
  •     Minas Gerais: 32.503
  •     Rio de Janeiro: 25.936
  •     Bahia: 22.191
  •     Pernambuco: 18.293

Fonte: MEC

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL