Diario de Pernambuco
Busca
Blitz Operação flagra 27 vans escolares ou de turismo em situação irregular Operação do Ipem fiscalizou o cronotacógrafo, instrumento que registra velocidade e a distância percorrida pelo veículo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/05/2017 13:50 Atualizado em: 23/05/2017 13:52

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) divulgou nesta terça-feira o resultado de uma operação realizada entre os dias 18 e 20 de maio na divisa entre os estados de Pernambuco e Alagoas, em conjunto com o Inmeq de Alagoas e 6° Batalhão da Polícia Militar.

O objetivo foi intensificar a fiscalização do cronotacógrafo, instrumento que registra, de forma simultânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo.  Segundo o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins, a fiscalização é de suma importância para a segurança no trânsito e no caso de acidentes, o registro que ficou gravado no instrumento pode até servir para comprovar perante a Justiça a velocidade percorrida pelo proprietário do veículo, o que pode ajudar e muito nas investigações policiaisA operação foi motivada por denúncias de que os veículos de transporte da região estariam sem as calibrações do cronotacógrafo.

Foram fiscalizados veículos de carga em geral, vans de transporte alternativo e de turismo e ônibus escolares e de turismo.O foco da ação, o transporte escolar e de turismo, trouxe um úmero alto de irregularidades. Das 390 vans, 27 estavam sem o certificado em dia. A presença do cronotacógrafo é obrigatória nos veículos de transporte de cargas em geral, transporte de produtos perigosos, escolar e coletivo acima de dez passageiros.

Em casos de irregularidades, o instrumento pode ser apreendido e o proprietário do veículo passa a ser autuado, podendo ainda sofrer punições que vai desde advertência a multas. A convocação para verificação, que é obrigatória e bi-anual, é realizada por meio de edital e distribuída para os sindicatos responsáveis. Além do serviço que é oferecido no posto, os fiscais também realizam operações nas estradas para conferir se os veículos estão em dia com a verificação metrológica do cronotacógrafo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL