Diario de Pernambuco
Busca
Rotina Onda de furtos de bicicletas cresce em prédios da Zona Norte Imagens da câmeras de segurança revelam que roubos acontecem da mesma forma em vários edifícios

Por: Isabela Veríssimo - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/05/2017 13:54 Atualizado em: 16/05/2017 14:27

Imagens da câmera de segurança do prédio de uma das vítimas.
Imagens da câmera de segurança do prédio de uma das vítimas.
Um homem entra pela portaria social do prédio junto a um prestador de serviços, vai direto para o elevador e aperta um andar aleatório. Passa poucos minutos neste andar, desce pelo elevador de serviço para a garagem, pega a bicicleta de um condômino e vai embora pelo portão quando um carro também sai do edifício, aproveitando a oportunidade. As imagens captadas pelas câmeras de segurança do Edifício Torre de Lyon, em Casa Amarela, no dia 2 de maio, tem sido corriqueira e alarmante aos moradores da Zona Norte do Recife.

Em entrevista ao Diario, a síndica - que prefere não ser identificada - relatou que a vítima a procurou por não ter encontrado a bicicleta no prédio desde o sábado anterior à queixa. A partir das imagens, foi feito um boletim de ocorrência na Delegacia de Casa Amarela - tendo os funcionários do edifício como testemunhas. A síndica garantiu que as medidas de segurança já haviam sido estabelecidas e seguiam o padrão de identificação tanto na entrada, quanto na saída. "O ser humano é falho e, infelizmente, aconteceu. As medidas de segurança continuam as mesmas, agora mais rígidas", explica. Uma das alternativas foi colocar um aviso no elevador para os moradores dos prédios tomarem conhecimento do ocorrido.

Outro caso parecido aconteceu no bairro do Rosarinho. Um homem, que também preferiu não se identificar, contou que teve a bicicleta furtada da garagem do seu prédio no dia 28 de abril, mas só percebeu três dias depois. Por volta das 15h30, o suspeito teria entrado pela portaria no mesmo momento em que uma moradora também passava pela porta. Após alguns minutos, seguiu para a garagem e furtou a bicicleta que estava mais próxima. Em seguida, aguardou um carro sair, conseguindo sair do prédio pelo portão que ainda estava aberto. O morador garante que, pelo que viu nas imagens de segurança, o movimento não durou mais que 10 minutos.

O caso se espalhou quando a vítima publicou o vídeo do furto no Facebook, adquirido através das câmeras de segurança do prédio em que mora. "Quando postei o vídeo, no mínimo 10 pessoas diferentes vieram falar que tinham passado pela mesma coisa há poucos dias". Esta foi a forma que ele encontrou de alertar sobre o acontecimento, além de ter registrado o boletim de ocorrência pela internet. 
    
Zona Norte em estado de alerta 
Na Boa Vista, a atenção está redobrada. Principalmente porque em um dos prédios onde o furto teria acontecido, o caso quase se repetiu. O porteiro já estava ciente do que havia acontecido há poucos dias e ao se deparar com o mesmo homem visto nas imagens de segurança no momento do roubo, impediu a entrada dele. Renata Dantas, síndica deste edifício, revela que já conta com a organização dos moradores e coordenação para construir uma cela de segurança em frente à portaria, além de reforçar a segurança com os funcionários para que o caso, de fato, não se repita. “Orientamos o morador que fizesse uma queixa presencial”, conta. 

A administradora de condomínios Alecsandra Dantas conta que quatro dos edifícios que controla - dois no bairro da Torre, um na Boa Vista e outro nas Graças -, foram vítimas deste tipo de furto pela mesma pessoa. A certeza vem através do reconhecimento das imagens das câmeras de segurança."Além do perfil e da postura, conseguimos perceber que ele sempre usa as mesmas técnicas", explica. Ainda segundo a administradora, a postura dos síndicos sempre é tratar da melhor forma possível sem prejudicar o morador discutindo o ressarcimento, mas lembra que o regimento interno dos prédios não obriga o pagamento dos objetos furtados. Os moradores vítimas dos furtos são orientados a oficializar as queixas na Delegacia de Santo Amaro.

Procurado pela reportagem, o titular da Delegacia de Santo Amaro Erivaldo Guerra garante que em poucos dias terão alguma resposta para os casos. “A gente já tem o suspeito, mas ainda não pudemos divulgar. Não sei ao certo quantos casos foram contabilizados, mas foram muitos, principalmente na Boa Vista e em Santo Amaro.”
   



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL