Diario de Pernambuco
Busca
Solidariedade Hemope convoca população para reforçar estoques de sangue Seis tipos sanguíneos têm estoque considerado crítico, um deles em condição de alerta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/05/2017 08:31 Atualizado em: 12/05/2017 09:15

Hemope convoca população para reforçar estoques de sangue . Foto: Kleber Nunes/Esp.DP
Hemope convoca população para reforçar estoques de sangue . Foto: Kleber Nunes/Esp.DP

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está convocando a população para reforçar os estoques dos bancos de sangue. De acordo com a direção, na noite desta quinta-feira, seis tipos sanguíneos tinham estoque considerado crítico, um deles em condição de alerta. Apenas o tipo AB negativo encontrava-se em situação estável.

Além da greve dos servidores, realizada de três a cinco de maio, outros eventos como a Semana Santa e os feriados de Tiradentes e do Dia do Trabalhador reduziram a frequência dos doadores. A chuva registrada no mês de abril também foi apontada como uma das causas para diminuir o número de doações diárias.

A paralisação dos servidores teve o objetivo de pedir a renovação do Plano de Cargos e Carreira e de atualizar o valor de benefícios concedidos aos trabalhadores.
No dia 5 de maio, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a volta imediata às atividades, sob pena de multa diária de R$ 30 mil para o sindicato. A decisão foi acatada pela categoria, que voltou às atividades no dia 6 de maio.

Para ser um doador, além de ter uma atitude altruísta, é preciso que você cumpra alguns requisitos:

- Identificação
É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil com foto

- Idade
O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante

- Peso
O doador deve pesar no mínimo 50 kg


- Pulso
Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm


- Menstruação
Não há contraindicação para a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal

- Alimentação
O doador não deve doar em jejum e nem após uma alimentação gordurosa. Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas)

- Saúde
É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente

- Atividades
O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper por pelo menos 12 horas as suas atividades não pode doar sangue

Obs.: Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Para agendar sua doação ligue 0800-081-1535

Hemocentro
Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças - Recife
Fone: (81) 3182.4600
Site: http://www.hemope.pe.gov.br/
Atendimentos: De segunda-feira a sábado, das 07h15 às 18h30, inclusive nos feriados.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL