Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local
Solidariedade Hemope convoca população para reforçar estoques de sangue Seis tipos sanguíneos têm estoque considerado crítico, um deles em condição de alerta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/05/2017 08:31 Atualizado em: 12/05/2017 09:15

Hemope convoca população para reforçar estoques de sangue . Foto: Kleber Nunes/Esp.DP
Hemope convoca população para reforçar estoques de sangue . Foto: Kleber Nunes/Esp.DP

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está convocando a população para reforçar os estoques dos bancos de sangue. De acordo com a direção, na noite desta quinta-feira, seis tipos sanguíneos tinham estoque considerado crítico, um deles em condição de alerta. Apenas o tipo AB negativo encontrava-se em situação estável.

Além da greve dos servidores, realizada de três a cinco de maio, outros eventos como a Semana Santa e os feriados de Tiradentes e do Dia do Trabalhador reduziram a frequência dos doadores. A chuva registrada no mês de abril também foi apontada como uma das causas para diminuir o número de doações diárias.

A paralisação dos servidores teve o objetivo de pedir a renovação do Plano de Cargos e Carreira e de atualizar o valor de benefícios concedidos aos trabalhadores.
No dia 5 de maio, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a volta imediata às atividades, sob pena de multa diária de R$ 30 mil para o sindicato. A decisão foi acatada pela categoria, que voltou às atividades no dia 6 de maio.

Para ser um doador, além de ter uma atitude altruísta, é preciso que você cumpra alguns requisitos:

- Identificação
É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil com foto

- Idade
O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante

- Peso
O doador deve pesar no mínimo 50 kg


- Pulso
Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm


- Menstruação
Não há contraindicação para a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal

- Alimentação
O doador não deve doar em jejum e nem após uma alimentação gordurosa. Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas)

- Saúde
É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente

- Atividades
O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper por pelo menos 12 horas as suas atividades não pode doar sangue

Obs.: Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Para agendar sua doação ligue 0800-081-1535

Hemocentro
Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças - Recife
Fone: (81) 3182.4600
Site: http://www.hemope.pe.gov.br/
Atendimentos: De segunda-feira a sábado, das 07h15 às 18h30, inclusive nos feriados.



Maria, mãe de um povo ferido
Confira a estreia do programa In set
Educação humanizadora e não violência nas escolas
João e os 50 anos de colunismo social
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco