Diario de Pernambuco
Busca
Mutirão HC fará 28 cirurgias para retirada de câncer de pele

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/05/2017 11:54 Atualizado em: 26/05/2017 12:29

Vinte e oito pacientes passarão por cirurgia plástica para retirada de câncer de pele. Eles serão beneficiados no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, que acontece no próximo dia 31 de maio, no Hospital das Clínicas da UFPE e em outros 38 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Além das cirurgias plásticas, haverá ação educativa com os pacientes e seus acompanhantes na Clínica Dermatológica sobre a prevenção do câncer de pele.
Os atendimentos a esses pacientes, previamente agendados, começam às 8h e serão realizados em duas salas do Bloco Cirúrgico, no 5º andar do HC. Eles têm de 40 a 85 anos e apresentam os casos mais urgentes."Nossa fila de espera para cirurgia dura quatro meses, então, é muito importante esse tipo de ação para abreviar a espera", informa o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica, Rafael Anlicoara.

Já a ação educativa acontece no Ambulatório de Dermatologia e será marcada por duas aulas expositivas (uma pela manhã e outra à tarde) e distribuição de panfletos sobre a prevenção ao câncer de pele. O evento será feito por alunos de um projeto de extensão e por seus preceptores e se destina aos pacientes e seus acompanhantes. "Campanhas informativas são fundamentais para a prevenção a qualquer tipo de câncer, com o de pele não é diferente, pois elas podem ajudar a evitar a instalação de uma doença que dependendo do seu estágio não vai ter cura. A prevenção é o melhor remédio contra o câncer", explica Luiz Gonzaga de Castro, chefe do Serviço de Dermatologia.

Além das cirurgias e da ação educativa, o HC realizará 20 colonoscopias (exame recomendado para maiores de 50 anos e que detecta o câncer de cólon e reto) e 30 cirurgias pediátricas, como correção de hérnias umbilicais e inguinais (na região da virilha) e tratamento de fimose (postectomia).

O 2º Mutirão Nacional prevê realizar 8 mil procedimentos nas unidades espalhadas nas cinco regiões do país. Esse número é quase o dobro do que foi realizado na primeira edição em novembro de 2016. Naquela oportunidade, o HC realizou uma ação para diagnosticar bebês com microcefalia, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e outra com cirurgias oncológicas ginecológicas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL