Diario de Pernambuco
Busca
CHUVAS Gabinetes de Crise instalados nos 14 municípios em estado de calamidade Governador assegurou prontidão da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Saúde, Assistência Social e Habitação

Publicado em: 29/05/2017 16:39 Atualizado em: 29/05/2017 16:55

Chuvas já deixaram dois mortos e mais de 35 mil desabrigados e desalojados. Fotos: Aluisio Moreira/SEI (Chuvas já deixaram dois mortos e mais de 35 mil desabrigados e desalojados. Fotos: Aluisio Moreira/SEI)
Chuvas já deixaram dois mortos e mais de 35 mil desabrigados e desalojados. Fotos: Aluisio Moreira/SEI


Após dois dias de chuvas terem deixado um rastro de dois mortos e mais de 35 mil desabrigados e desalojados, 14 Gabinetes de Crise estão sendo instalados em todos os municípios em estado de calamidade. O governador Paulo Câmara viajou, nesta segunda-feira, para acompanhar os serviços que estão sendo realizados nas cidades da Mata Sul, região  mais atingida pelas chuvas. Em Barreiros, Belém de Maria e Palmares, o gestor estadual conversou com a população e com os prefeitos para conhecer as demandas prioritárias.

Os Gabinetes de Crise pretendem unificar o trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às fortes chuvas. "Vai ter gente sempre de prontidão da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Saúde, Assistência Social e Habitação. Nesse momento, o que nós queremos e temos que fazer de imediato é reestabelecer os serviços de água e energia, e ajudar na limpeza das cidades e na remoção dos entulhos", adiantou Paulo Câmara.

Até momento, foram contabilizados dois óbitos, em Lagoa dos Gatos, após o deslizamento de uma barreira atingir uma casa; 2.279 desabrigados, que foram encaminhados para prédios públicos; e 33.625 desalojados, que foram abrigados em residências de parentes e amigos. "Está sendo enviado aos municípios um conjunto assistencial com colchões, água e alimentos de pronto consumo, medicamentos e tudo o que for necessário para minimizar os transtornos causados pelas enchentes. Eu vi a situação complicada dos municípios. Vi a destruição, principalmente nas localidades mais próximas do rio. E o nosso esforço precisa ser redobrado a partir de agora", complementou o governador.

Em Palmares, desde o domingo, equipes da Defesa Civil acompanham a situação e tiram as pessoas das áreas de risco, que são as partes mais baixas da cidade - bairros de Santo Onofre, Pedreiras e Cohab I -, além do centro comercial. "Temos várias pessoas abrigadas em escolas locais, recebendo alimentação, colchão e assistência médica. A nossa maior dificuldade, nesse momento, é chegar nas áreas rurais, fazendo esse levantamento para saber quantas pessoas da Zona Rural estão precisando de abrigo", disse, disse o prefeito de Palmares, Altair Junior.

Governador visitou cidades da Mata Sul nesta segunda. (Governador visitou cidades da Mata Sul nesta segunda.)
Governador visitou cidades da Mata Sul nesta segunda.


A comitiva que acompanhou o governador Paulo Câmara nas visitas teve a participação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; dos secretários estaduais Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária), Iran Costa (Saúde), Frederico Amâncio (Educação), do chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Pereira; do presidente da Compesa, Roberto Tavares; do deputado federal João Fernando Coutinho; do deputado estadual Clodoaldo Magalhães; e do secretário executivo de Recursos Hídricos, coronel Mário Cavalcanti.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL