Diario de Pernambuco
Busca
INVESTIGAÇÃO Corregedoria da SDS vai analisar laudos no Caso Betinho e pode instaurar inquérito contra peritos O resultado das perícias feitas pelo IITB e pela PF será revisto. Material aponta divergência sobre identificação da digital na cômoda do apartamento onde o professor foi encontrado morto

Publicado em: 26/05/2017 20:24 Atualizado em: 26/05/2017 20:52

Perícia da Polícia Federal revelou que as digitais encontradas em cômoda no apartamento da vítima não pertenciam a Ademário Dantas.  Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press (Perícia da Polícia Federal revelou que as digitais encontradas em cômoda no apartamento da vítima não pertenciam a Ademário Dantas.  Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press)
Perícia da Polícia Federal revelou que as digitais encontradas em cômoda no apartamento da vítima não pertenciam a Ademário Dantas. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

O secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, solicitou nova análise nos laudos das perícias do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e da Polícia Federal após a divergência nos resultados no Caso Betinho. Os exames foram feitos para identificar o dono da digital encontrada em uma cômoda no apartamento do professor, onde ele foi encontrado morto, no bairro da Boa Vista. De acordo com a SDS, a nova análise será feita pela Corregedoria e, se necessário, vai subsidiar a instauração de inquérito policial contra os peritos.

O resultado da perícia feita pela Polícia Federal revelou que não era do estudante Ademário Gomes da Silva Dantas a digital encontrada em uma cômoda do apartamento do professor Betinho, morto em maio de 2015, no Edifício Módulo. A informação havia sido antecipada nessa quinta-feira pelo Diario e foi divulgada durante audiência na Segunda Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Rodolfo Aureliano, nesta sexta.

Diante do resultado, o advogado Jorge Wellington, que atua na defesa de Ademário, vai pedir que o estudante seja inocentado da acusação. Ademário foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco como um dos responsáveis pela morte de Betinho. Além dele, um estudante de 17 anos também foi responsabilizado pelo crime.

O advogado Jorge Wellington informou que derá entrada na Segunda Vara do Júri, ainda nesta tarde, assim que a audiência terminar, com o pedido de absolvição sumária do seu cliente. "Assim como pedimos que houve um novo confronto, mostrando detalhadamente que a perícia não guardava coerência com restante do bojo probatório, a defesa irá requerer a absolvição sumário de Ademário nos autos desse processo", disse.

Jorge Wellington acredita que o juiz concederá o benefício, uma vez que não há coerência para acusar mais Ademário. "Ademário é tão vítima do estado, quando Betinho foi do seu verdadeiro algoz, criminoso. Desde o início, estamos convencido da sua inocência, quando ingressamos no processo e fizemos o estudo detalhado nas suas minúncias, analisando as perícias. Verificamos que as perícias, com todo respeito aos papiloscopistas, não encontrava espaço dentro do conjunto probatório do processo para sustentar acusação contra meu cliente", explicou.

O advogado aproveitou ainda para citar o que consideraria "falhas" na investigação que não conseguiu comprovar a participação do seu cliente com o crime. "Posso citar várias, por exemplo, o delegado nunca disse a motivação, nenhum dos moradores do prédio, nem porteiro, nunca viram Ademário. O síndico também disse que ninguém o reconhece como frequentador do condomínio, onde Betinho morava. Não há nenhum ligação do celular de Betinho para Ademário, nem do telefone de Ademário para Betinho", afirmou.  

RELEMBRE O CASO

O corpo de Betinho foi encontrado despido da cintura para baixo, na noite do dia 16 de maio de 2015, com as pernas amarradas por um fio de ventilador e com um fio de ferro elétrico enrolado ao pescoço. Segundo a polícia, o ferro elétrico foi utilizado para dar pancadas na cabeça da vítima. As digitais do adolescente estavam no ferro e no ventilador. Já as digitais de Ademário estariam em uma cômoda do apartamento que fica no Edifício Módulo, na Avenida Conde da Boa Vista.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL