Diario de Pernambuco
Busca
Ciclofaixa Eixo Cicloviário Camilo Simões tem primeiro trecho de 5,1 km inaugurado Modelo implantado prevê outras quatro rotas que serão entregues até 2018, totalizando 30,7 quilômetros do sistema cicloviário da Região Metropolitana

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/04/2017 07:12 Atualizado em:

Lançado em fevereiro de 2014, o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (RMR) prevê 590 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas até 2020. A três anos do prazo foram disponibilizados 10 quilômetros de ciclovia, incluindo os 5,1km entregues, ontem, que correspondem ao primeiro trecho do chamado Eixo Cicloviário Estruturador - Camilo Simões. A ciclofaixa liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, na Agamenon Magalhães. O eixo inclui quatro trechos que irão totalizar 30,7 km de extensão.
A previsão é de entregar todo o cronograma de obras até julho do ano que vem. O cronograma é do secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, que inaugurou o trecho ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio. A obra é do governo do estado e custou R$ 2,4 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O eixo-cicloviário deverá atender 3,5 mil ciclistas que utilizam a bicicleta diariamente para trabalhar, principalmente nas grandes avenidas, como a Agamenon Magalhães. “É um importante corredor cicloviário entre áreas populosas da Zona Norte do Recife e o centro e vai garantir mais segurança para os ciclistas”, afirmou o secretário.
O percurso compreende a Avenida Rio Branco, a Ponte Maurício de Nassau, a Avenida Martins de Barros, a Praça da República, a Ponte Princesa Isabel, a Rua da Aurora, a Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, a Avenida Doutor Jayme da Fonte e a Agamenon Magalhães.
O segundo trecho ligará a Fábrica Tacaruna ao Varadouro (2,9 km), em Olinda. O terceiro vai do Varadouro até a ciclovia existente na PE-15 (5 km), o quarto da ciclovia da PE-15 até a BR-101, na divisa entre Paulista e Abreu e Lima (10,3 km) e o quinto entre a BR-101 e Igarassu (10,5 km). O governo também aposta no eixo como uma proposta de passeio turístico. Isso porque os 30 quilômetros passarão dentro ou muito próximos dos centros históricos do Recife, Olinda e Igarassu.
Cézar Martins, da Ameciclo, destacou a necessidade da implantação de outras ciclovias importantes e lembrou da morte de Hélio Almeida, em março deste ano, na Avenida Mário Melo, no Recife. “Se fosse feita uma ciclovia na Mário Melo, moradores da Boa Vista e do Espinheiro teriam como se deslocar com mais segurança para o centro de bicicleta. Não adianta só colocar policiamento. Quanto mais ciclistas estiverem nas ruas, mais seguros estaremos”, destacou.
Desde 2013, a Prefeitura do Recife realizou a prospecção de 12 rotas cicláveis em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da RMR. Dessas, sete já foram implantadas. Atualmente existem cerca de 42 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. As novas rotas, que somam 18 quilômetros, compõem a Rede Cicloviária Complementar, projetada para que exista uma conexão com as já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

HOMENAGEADO
Formado em Publicidade e Propaganda, Camilo Simões integrou a equipe de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife desde 2013, primeiro ano da gestão de Geraldo Julio. Camilo ocupou primeiro a Gerência Geral de Lazer e Eventos, tornou-se secretário executivo e depois assumiu o comando da pasta. Ele morreu em outubro de 2016, vítima de enfarto.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL