Apresentação Quadrilhas abrem os festejos juninos em Olinda no dia de São José Quatro grupos realizaram ensaio no Varadouro chamando a atenção dos moradores da Cidade Alta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/03/2017 19:40 Atualizado em: 19/03/2017 19:56

Grupos mirim mostraram as coreografias que estão ensaiando para as apresentações que farão durante do São João.
Foto: Mariana Fabrício/DP. (Grupos mirim mostraram as coreografias que estão ensaiando para as apresentações que farão durante do São João.
Foto: Mariana Fabrício/DP.)
Grupos mirim mostraram as coreografias que estão ensaiando para as apresentações que farão durante do São João. Foto: Mariana Fabrício/DP.

Abrindo os festejos juninos de 2017, Olinda recebeu desfiles de quadrilhas na noite deste domingo (19), na Praça Laura Nigro, no bairro do Varadouro. Comemorando o dia de São José, representativo para os pernambucanos por ser a data de plantar o milho para o São João, o evento foi promovido pelo Movimento Cultural Junino da cidade, que contou com o apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

A festa iniciou às 17h com a apresentação de três quadrilhas mirins (Coração Mirim, Craque Mirim e Fulô de Mandacaru Mirim), e a adulta Explosão Pernambucana. Ainda houve um momento para debater as propostas do Movimento que serão apresentadas ao prefeito da Cidade Alta, Professor Lupércio, em busca de apoio para realização do São João. "Queremos que as festas juninas sejam tão populares quanto o Carnaval de Olinda, crescendo cada vez mais no município. Agradecemos o apoio da Prefeitura, que liberou a utilização da praça e está ajudando com a organização, limpeza, sinalização e divulgação”, disse um dos diretores do Movimento Cultural Junino de Olinda, Thiago Santos.

Os integrantes das quadrilhas pedem mais apoio da Prefeitura de Olinda para fazer do São João deste ano uma festa tão grandiosa quanto o Carnaval.
Foto: Mariana Fabrício/DP. (Os integrantes das quadrilhas pedem mais apoio da Prefeitura de Olinda para fazer do São João deste ano uma festa tão grandiosa quanto o Carnaval.
Foto: Mariana Fabrício/DP.)
Os integrantes das quadrilhas pedem mais apoio da Prefeitura de Olinda para fazer do São João deste ano uma festa tão grandiosa quanto o Carnaval. Foto: Mariana Fabrício/DP.

Para Ismar dos Santos, que é coreógrafo da quadrilha Coração Mirim, sem o apoio conseguido através de apresentações como essas, a organização para o São João ficaria prejudicada. "Estamos nos preparando desde novembro e são ensaios como esse que nos permitem apresentar nosso trabalho. Cada figurino que as crianças vestem custam mais de R$ 500 e para arrecadar esse valor dependemos de rifas, bingos, doações, então para fazermos as apresentações ainda precisamos de muito incentivo e valorização", comenta.

No dia 2 de abril os grupos pretendem fazer uma nova apresentação na Praça Laura Nigro e assim atrair tanto os moradores de Olinda, como a Prefeitura para que sejam definidas as atrações e o formato do São João da cidade. "Essa é uma abertura dos nossos festejos e deste forma pretendemos resgatar a cultura junina mostrando o que cada integrante é capaz de apresentar", conta Eduardo Amorim, integrante do Movimento Cultural Junino de Olinda.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL