Diario de Pernambuco
Busca
Nesta sexta Alunos de escola de Olinda visitam redação do Diario Estudantes aprenderam um pouco sobre a rortina do jornal e questionaram sobre a escola das notícias publicadas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/03/2017 15:27 Atualizado em: 17/03/2017 15:41

Cerca de 30 alunos do Colégio Novo Horizonte, localizado no bairro de Sítio Novo, em Olinda, visitaram na tarde desta sexta-feira a redação do Diario de Pernambuco, no Bairro do Recife. Pela primeira vez em um jornal, os estudantes de 8º e 9º do ensino médio conheceram a rotina dos repórteres e fotógrafos. Eles conversaram com a repórter especial Sílvia Bessa, com a repórter Marcela Cintra, do jornal Online e Redes Sociais, a editora de fotografia Teresa Maia e o editor-assistente do Aqui PE, Anderson Malagutti.

Curiosos, os estudantes, com idades entre 11 e 15 anos, perguntaram sobre o dia a dia no jornal. Queriam saber como os editores definem as notícias que serão publicadas na edição impressa e no site. Os alunos estavam acompanhados do professor de Português, Osvaldo Luiz Barbosa, da coordenadora Adeilma Moura, da professora de Ciências Catarina Albuquerque e da professora de Geografia, Silvana Amaral.

A visita será tema de trabalho da disciplina de Português. O professor explicou que irá pedir que os estudantes apresentem um relatório explicando o passo a passo a rotina de um jornal. Girliane Pereira Gomes, 13 anos, aluna do 8º ano, disse que conseguiu compreender melhor os critérios para a escolha de uma notícia. “Tinha algumas dúvidas, mas agora, ficou mais claro”, comentou a adolescente após participar da conversa com a jornalista Sílvia Bessa. Na editoria de Fotografia, os estudantes pegaram dicas de como fotografar melhor com Teresa Maia.

Eles também queriam perguntaram a respeito das notícias que chegam pelas redes sociais. Questionaram a respeito da veracidade das denúncias encaminhadas ao jornal e como os jornalistas faziam para checar todas as informações antes de publicá-las. A conversa terminou com o editor-assistente do Aqui-PE, Anderson Malagutti, que explicou como são feitas as manchetes do jornal tablóide



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL