Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Troça Cariri Olindense comemora 96 anos de fundação Agremiação fará festa nesta quarta-feira para celebrar a data pelas ruas de Olinda

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/02/2017 11:25 Atualizado em: 14/02/2017 11:58

Diretores do Cariri prometem uma festa muito animada. Foto: Anderson Freire/Esp DP
Diretores do Cariri prometem uma festa muito animada. Foto: Anderson Freire/Esp DP

Uma foto do velho Cariri, que deu origem ao nome da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, permanece pendurada na sede da agremiação que completará 96 anos de existência no dia 15. Também estão no imóvel alguns estandartes da agremiação e a tradicional chave que representa a abertura do carnaval da cidade. O Cariri costuma sair às ruas por volta das 4h do domingo de Momo, logo após o encerramento do desfile do Homem da Meia-Noite. Ainda na sede do Cariri, o calunga entrega, simbolicamente, a chave para a abertura da folia na cidade. A chave que desfila com a turma do Cariri é a original desde a sua criação e foi confeccionada por um dos fundadores do clube Augusto Canuto. O Homem da Meia-Noite é uma dissidência de Cariri.

Segundo o presidente da Troça Mista Cariri, Sérgio Roberto de Souza, para comemorar os 96 anos da agremiação uma festa será realizada nesta quarta-feira, a partir das 19h, na sede, no Largo do Guadalupe. Além de cantar os parabéns em ritmo de frevo, haverá o corte do bolo na comemoração que será aberta ao público. Depois disso, o cortejo sairá pelas ruas do Sitio Histórico animando os foliões ao som da orquestra do maestro Oseas. Quem for participar da festa e quiser ajudar o Abrigo de Idosos do Guadalupe pode levar um quilo de alimento não perecível ou ainda material de higiene. “Sairemos um arrastão de frevo até os Quatro Cantos”, adiantou Roberto. Daniele Marques Serpa é responsável pela Companhia Frevança de Danças, que tem 80 integrantes. “Todos os passistas estão preparados para a maratona de carnaval.”

Membro da diretoria de Cariri Ivson Luís de Santana é neto de Augusto Canuto. Ele fala da emoção de participar da troça. “Não cheguei a conhecer meu avô, mas desde pequeno que venho brincar no Cariri e nosso desfile na madrugada do domingo de carnaval arrasta uma multidão de foliões. Esse Largo do Guadalupe fica pequeno para a quantidade de pessoas que esperam a saída da troça”, comentou Ivson. Este ano, o tema do desfile será Cariri Olindense, Patrimônio Vivo do Carnaval de rua de Olinda, em referência ao título de Patrimônio Vivo do estado que conquistou em 2016. Antes da saída do desfile, haverá uma recepção com duas atrações. Para participar do evento que terá open bar e open food é preciso comprar a camisa no valor de R$ 80, que estão sendo vendidas na mercearia do Abilio, na Rua do Guadalupe (próximo da igreja).



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL