Repressão Polícia Militar recolhe adereços de troça que fazia críticas a Paulo Câmara e Geraldo Julio

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/02/2017 18:26 Atualizado em: 25/02/2017 18:48

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que vai apurar o fato denunciado hoje por Angelica Reis, integrante da "Troça Carnavalesca Empatando Tua Vista", sobre suposto abuso de policiais militares, que impediram seu grupo de desfilar no Recife com máscaras e adereços que faziam críticas ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Julio, ambos do PSB.

Segundo ela, que fez a denúncia na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, no início da manhã de hoje, quatro policiais que estavam numa viatura com a placas PDQ 3796 revistaram seu carro, alegando que tinham recebido uma denúncia, e depois recolheram grande parte do material de forma truculenta. Ela contou que ouviu um major da PM falar ao telefone, dizendo que iria esperar o caminhão da Dircon, e depois ele teria tomado duas máscaras da mão de uma das participantes da troça, com os rostos de Paulo Câmara e Geraldo Julio.

Uma moradora do prédio que via a ação policial tentou levar as fantasias para dentro do seu apartamento, mas um dos policiais invadiu o prédio, recolheu os adereços e colocou no xadrez da viatura. O major informou que tinha recebido "ordens", sem especificar de quem vinha essa ordem.

O episódio ganhou repercussão negativa nas redes sociais. Muita gente questionando a atitude dos policiais e comparando o recolhimento do material à época da ditadura militar, onde as pessoas não podiam se expressar de forma crítica sobre políticos.
 
A corregedoria disse que "não reconhece tal procedimento, orienta sempre ao cumprimento das leis e vai apurar o fato, responsabilizando os desvios que tiverem sido cometidos".  

Angélica relatou que, depois de o policial invadir o apartamento de uma moradora, de nome não identificado, a mesma viatura continuou seguindo a troça até a Ponte Velha, porque, apesar da apreensão, ainda tinha restado o estandarte e alguns adereços do grupo. Nesse local, o major teria descido do veículo irritado e avisado que "agora vou recolher tudo". A ação foi filmada pelos participantes.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL