Diario de Pernambuco
Busca
Zona Sul DHPP vai investigar morte de jovem na orla de Boa Viagem Polícia Militar afirma que vítima estava praticando assalto e trocou tiros quando recebeu voz de prisão

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/02/2017 16:27 Atualizado em: 13/02/2017 16:54

Edifício Porto Bello foi atingido pelos disparos. Foto: Wagner Oliveira/DP (Edifício Porto Bello foi atingido pelos disparos. Foto: Wagner Oliveira/DP)
Edifício Porto Bello foi atingido pelos disparos. Foto: Wagner Oliveira/DP
A delegada Andréa Melo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vai investigar a morte de um suposto assaltante ocorrida na madrugada desta segunda-feira, na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Depois de uma semana com o registro de vários casos de violência no bairro, moradores da Avenida Boa Viagem acordaram assustados com a troca de tiros ocorrida entre policiais militares e um jovem que estaria praticando assaltos no local. A vítima, que não foi identificada, ainda chegou a ser socorrida para o Hospital da Restauração (HR), mas não resistiu. O vidro da varanda de um dos apartamentos do Edifício Porto Bello, na beira-mar, foi atingido durante o tiroteio. O Diario esteve no prédio, mas funcionários informaram que nenhum morador ficou ferido e que ninguém iria se pronunciar sobre o fato.

Um morador da avenida, que pediu sigilo no nome, gravou três vídeos da janela do seu apartamento e os enviou para a redação pelo Facebook do jornal. Nas imagens, é possível ver a movimentação de várias pessoas na areia, inclusive policiais militares. Um jovem, aparentemente ferido é visto sendo arrastado pela areia até o calçadão. Pouco tempo depois ele é colcoado na mala da viatura da Polícia Militar e levado para o HR. “Ficamos sabendo agora pela manhã que houve um tiroteio entre os policiais e um rapaz que iria assaltar uma pessoa no calçadão. A PM chegou na hora e começou a troca de tiros. Teve gente que ainda encontrou cápsulas por aqui quando chegou para trabalhar”, disse um barraqueiro que preferiu não revelar sua identidade.

O crime aconteceu nas imediações entre o Hotel Jangadeiro e o Edifício Porto Bello. Na tarde desta segunda-feira, funcionários trocavam o vidro que havia sido quebrado durante a madrugada. “Ainda não recebi o inquérito, mas essa área é da minha delegacia. Vamos iniciar a investigação para tentar esclarecer o que aconteceu”, ressaltou a delegada Andréa Melo. Além das imagens registradas pelos moradores dos prédios da avenida, as câmeras de monitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS) instaladas na orla ajudarão a polícia a esclarecer os fatos.



De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a Polícia Militar foi acionada porque estavam ocorrendo assaltos na orla de Boa viagem. Ao chegarem ao local, os PMs teriam encontrado um adolescente armado e deram voz de prisão. O suspeito teria trocado tiros com a PM e foi baleado. A Polícia Militar se pronunciou sobre o caso por meio de uma nota, acrescentando que a ocorrência foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), onde compareceu a vítima do assalto e onde foi entregue a arma usada pelo jovem que morreu na ação, um revolver calibre 38.

"A Polícia Militar de Pernambuco esclarece que na madrugada desta segunda-feira (13), uma equipe do 19º BPM foi abordada por populares para uma ocorrência de assalto na Avenida Boa Viagem. Chegando no local indicado pelas testemunhas do assalto, os PMs localizaram o suspeito que estava com arma em punho. Foi dada a ordem para ele largar a arma, que foi desobedecida. O suspeito tentou fugir e disparou contra o efetivo, na troca de tiros, ele foi atingido. Os policiais realizaram o socorro na própria viatura. Ele foi conduzido ao Hospital da Restauração, onde não resistiu ao ferimento. A ocorrência foi encaminhada ao DHPP, onde se apresentou a vítima do assalto e foi entregue a arma usada na ação, um revolver calibre 38", diz a nota da PM.

Toque de recolher
Escritórios e lojas localizados em empresariais e outros pontos comerciais das proximidades das ruas Ernesto de Paula Santos e Ribeiro de Brito, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, fecharam as portas por volta das 17h da terça-feira passada com medo da violência. A informação que os comerciantes e moradores das proximidades teriam recebido foi de que traficantes da localidade teriam ordenado que todos os estabalecimentos fechassem nesse horário.

Os relatos nas redes sociais foram de que os criminosos decretaram toque de recolher na região. A informação se espalhou rapidamente entre moradores e frequentadores do bairro. Muitos apartamentos ficaram com as janelas fechadas durante a noite e a administração de alguns empresariais recomendaram que os lojistas encerrassem o expediente como medida de segurança.

Ilha do Destino
O tiroteio ocorrido na noite da última segunda-feira, em Boa Viagem, teria sido promovido pela disputa do tráfico de drogas no bairro. A afirmação foi do subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Miliar, major Paulo Matos. Ainda segundo a PM, a disputa seria entre grupos rivais da Ilha do Destino e da comunidade Entra Apulso. Os homens que atiraram teriam fugido em dois carros. O tiroteio ocorreu por volta das 20h30. A ação foi filmada por moradores dos prédios das proximidades.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL