Crise hídrica Compesa vai preservar mananciais em Garanhuns adotando rodízio de abastecimento Medida visa preservar a vida útil das barragens que atendem a cidade

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/02/2017 21:32 Atualizado em:

Barragem de Cajueiro, em Garanhuns. Foto: Compesa/Divulgação (Barragem de Cajueiro, em Garanhuns. Foto: Compesa/Divulgação)
Barragem de Cajueiro, em Garanhuns. Foto: Compesa/Divulgação

A Compesa, tendo em vista a escassez de chuvas na região Agreste de Pernambuco, vai adotar um calendário de abastecimento na cidade de Garanhuns a partir de segunda-feira.

Segundo a companhia, a ideia é preventiva e visa preservar a vida útil dos mananciais que atendem o sistema de distribuição de água do município. Os níveis desses mananciais baixaram consideravelmente nos últimos meses.

Atualmente, Garanhuns recebe água todos os dias. A partir da adoção do calendário, será realizado um rodízio de um dia com água e oito dias sem.

O rodízio irá garantir a continuidade do fornecimento de água para a cidade, por meio das barragens de Cajueiro e Mundaú, até o mês de dezembro deste ano, mesmo que não ocorram chuvas para restabelecer os níveis nos reservatórios. A situação mais crítica é a Barragem de Inhumas, que se encontra com apenas 6% da sua capacidade total, que é de 6,9 milhões de metros cúbicos.

Para Angelim, outra cidade que recebe água de Garanhuns, por enquanto, não haverá mudanças, permanecendo com água todos os dias. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL