Diario de Pernambuco
Busca
Falecimento Morre escritor Pedro Nunes Filho Ele estava internado, no Hospital Português, em decorrência de um câncer. Sepultamento aconteceu na tarde desta segunda-feira, no Morada da Paz

Publicado em: 23/01/2017 19:42 Atualizado em: 23/01/2017 22:46

Foto: Facebook/Reprodução
Foto: Facebook/Reprodução
O escritor Pedro Nunes Filho faleceu na manhã desta segunda-feira, aos 72 anos. Nunes estava em tratamento de um câncer desde 2013 e havia sido internado há um mês no Real Hospital Português, depois de complicações. O sepultamento aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (23), no cemitério Morada da Paz, em Paulista. O escritor, conhecido no Recife por ter sido um dos sócios do Colégio Contato e professor de inglês, era casado e deixou também dois filhos.

Nascido no município de São José do Egito, em Pernambuco, Pedro Nunes Filho foi criado na fazenda Mugiqui, no hoje município de Prata, na Paraíba. Auditor aposentado da Receita Federal, era graduado e pós-graduado pela Faculdade de Direito do Recife. Pedro tinha ainda especialização em Tributação Internacional no Japão. A relação com o Cariri levou-o a ser sócio do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC) e da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA). E também serviu de inspiração para vários livros escritos por ele, como Guerreiro Togado e Mundo Sertão.

Pedro Nunes foi descrito pelo filho, o advogado Leonardo Nunes, 35 anos, como um homem de muitos talentos. “Era um homem muito amoroso, a presença de muita gente lá no cemitério só ratificou o quão amado ele foi. Um exemplo em tudo, de profissionalismo, amizade, pai querido, marido dedicado, avô maravilhoso. Depois de se aposentar, ele se dedicou mais à parte artística. Dar vazão a essa veia artística trazia alegria a ele e também a gente”, disse.

Pedro Nunes Filho, lembrou o deputado federal Tadeu Alencar (PSB), era um homem plural. Era também poeta e artista plástico, além de “educado, manso, ihano, cortês, leal, solidário, incapaz de nenhuma atitude menor”. Os dois se conheciam há 18 anos. “Estou triste, mas no dia de hoje, marcado pelo seu precoce encantamento, tenho obrigação de trazer o coração cheio de esperanças. Se Pedro existe, pedra de precioso quilate, outros virão e, quem sabe, podemos sonhar com dias melhores”, escreveu, em homenagem, Tadeu Alencar, que considerava Pedro um irmão mais velho.

Sócio no Contato por mais de 15 anos e amigo há 45 anos, o dono da agência de publicidade Aporte, Ângelo Melo, descreveu Pedro como um exemplo de homem. “Pela sua lealdade, bondade e pela forma como tratava as pessoas. É uma grande perda e nessa hora temos mais é que agradecer por conhecer uma pessoa como ele. Soube enfrentar a doença com dignidade, coragem”, disse. O atual presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, também prestou homenagem ao amigo. “Era amigo da família há bastante tempo. Um homem comprometido com a ética, um homem de bem, como a gente diz”, comentou.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL