Diario de Pernambuco
Busca
Ensino superior Feras pernambucanos aguardam a abertura do Sisu Resultado do Enem foi divulgado ontem, um dia antes do previsto. Inscrições no sistema de seleção nacional serão realizadas neste mês

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/01/2017 07:16 Atualizado em:

O resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 foi divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) decidiu antecipar a liberação das notas, que estava prevista para hoje. O calendário e regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota no Enem, também foram publicados pelo MEC. As inscrições no sistema acontecem entre os dias 24 e 27 deste mês. No Sisu 2017, os estudantes podem concorrer a uma das 238 mil vagas disponíveis.

Após a inscrição no Sisu, instituições de ensino superior que usam o sistema, como as universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e de Pernambuco (UPE), divulgarão as listas de alunos selecionados, que deverão comparecer aos campi para apresentar dados da matrícula. Com a nota do Enem, também é possível participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A liberação dos resultados individuais do Enem permite que os 6 milhões de candidatos que fizeram o exame no ano passado saibam quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também é possível acessar a nota da redação, cujo tema foi a intolerância religiosa no Brasil. Para conhecer a pontuação individual, o estudante precisa digitar CPF e senha cadastrada no momento da inscrição no site do Inep.

Na manhã de ontem, a página enfrentou problemas técnicos, mas a falha foi resolvida à tarde. “A consulta está à disposição, embora nosso site esteja sofrendo inúmeros ataques de pessoas que torcem contra a educação brasileira”, afirmou a presidente do Inep, Maria Inês Fini, quando o endereço eletrônico estava fora do ar. O aluno do CBV João Gabriel Avellar, 17, não conseguiu acessar o resultado pela manhã. “Só vi meu resultado porque minha mãe, depois de passar uma hora tentando, conseguiu acessar e me mandou uma foto das notas”, contou o estudante, que tirou 980 em matemática.

Apesar da dificuldade para consultar o site, Beatriz Casado, 17 anos, conseguiu acessar a página. A surpresa ficou por conta da prova de redação. Beatriz, que também concluiu o ensino médio no CBV, obteve 980. “Gostei muito do tema, que eu já havia trabalhado em sala de aula”, disse a estudante, que pretende cursar psicologia.

A colega de escola Letícia Campos, 17, também foi destaque em redação. No texto sobre intolerância religiosa, Letícia citou Max Weber, Michel Foucault e John Locke para argumentar sobre o assunto. “Minhas notas foram dentro do esperado, mesmo com a TRI variando de uma prova para outra. Agora, é esperar o Sisu”, disse a estudante, que tirou 980 na redação já foi aprovada em medicina pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE. No Enem 2016, apenas 77 participantes conseguiram alcançar nota mil na redação, segundo o MEC. O número é menor do que o registrado em 2015, quando 104 candidatos tiraram a nota máxima. Já em 2014, foram 250 redações com notas mil.

A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada quesito. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos candidatos no item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL