Diario de Pernambuco
Busca
Aprovados IFPE divulga listão do Vestibular 2017.1 Matrícula começa em janeiro

Publicado em: 22/12/2016 14:59 Atualizado em: 22/12/2016 15:22

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou hoje o listão dos aprovados no Vestibular 2017.1 da instituição. Nesta edição 34.433 mil candidatos disputaram 4.746 vagas em cursos técnicos e superiores da primeira entrada. O listão foi fixado no térreo do bloco F do Campus Recife, localizado na Cidade Universitária, e será publicado, às 14 horas, no site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br).

Os nomes dos primeiros colocados foram anunciados pela reitora Anália Ribeiro, em solenidade realizada no gabinete da Reitoria. O primeiro lugar da modalidade Técnico Integrado ficou com Matheus Milano de Moraes, que alcançou a nota máxima em todas as provas (100,00). Ele garantiu uma vaga no curso de Química do Campus Recife.

Entre os cursos superiores, a primeira colocada foi Thamires da Silva Tavares com a nota 85,53. Ela escolheu o curso de Engenharia Mecânica do Campus Recife, o mais procurado na modalidade. Já Everaldo Ferreira Lucena Neto se inscreveu para o curso técnico em Eletrotécnica e conquistou o primeiro lugar na modalidade subsequente com 93,27. Na modalidade Proeja, a maior nota foi do candidato Guilherme Giorgi Leite de Almeida (88,72), do curso de Refrigeração e Climatização, também do Campus Recife.

"Tivemos o maior número de inscritos desde 2012, o menor índice de abstenção dos últimos sete anos e uma grande procura pelos nossos cursos. É sinal de que estamos crescendo e no caminho certo para oferecer à sociedade uma Educação Profissional, Científica e Tecnológica de qualidade"", avaliou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro.

Matrícula - Os candidatos aprovados devem ficar atentos ao período de matrícula, que já se inicia em janeiro. As datas variam de acordo com os cursos e os campi onde são oferecidos. Todo o cronograma encontra-se disponível no Manual do Candidato. No ato de matrícula, os feras devem apresentar toda a documentação exigida no edital: carteira de identidade; foto 3x4 recente; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Quem tiver acima de 18 anos deve apresentar também o título de eleitor e o documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (no caso do sexo masculino).

Os futuros estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes devem entregar também o certificado original de conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar (Ficha 19). Na ausência de tais documentos, a declaração de conclusão será aceita provisoriamente por um período de 30 dias. A mesma regra vale para os aprovados nos cursos técnicos nas modalidades Proeja e Integrado. A diferença é que estes devem apresentar a documentação relativa ao Ensino Fundamental (Ficha 18).

Já os candidatos que optaram pelo sistema de cotas precisam redobrar a atenção com a documentação. Na matrícula, será necessário atestar que cursou integralmente o Ensino Médio (no caso dos cursos superiores e técnicos subsequentes) ou Fundamental (no caso dos cursos técnicos integrado e Proeja) em escola pública. Para quem optou pela cota social, será exigida ainda a comprovação de um rendimento familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A lista completa de documentos exigidos pode ser consultada no Manual do Candidato, disponível no site da Cvest.

Vagas - Todas as 4.746 vagas ofertadas no Vestibular IFPE 2017.1 são distribuídas pelos 16 campi do Instituto, localizados nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão e em mais sete polos de Educação a Distância, nas cidades de Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira.

Segunda entrada - A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via SiSU e SiSUTec, respectivamente. Ambos utilizam como critério a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL