Diario de Pernambuco
Busca
Enem Primeiro dia de exame na UNICAP registrou pelo menos dois atrasos Candidatos começaram a ser liberados às 14h30, duas horas depois de iniciado o exame

Publicado em: 05/11/2016 15:06 Atualizado em: 05/11/2016 16:11

Os primeiros candidatos inscritos no Enem já estão liberados para deixar as salas de prova desde as 14h30. Isso porque, a regra do concurso prevê o início da saída duas horas depois de iniciados os testes. No caso de Pernambuco, às 12h30, por conta do horário de verão.

No primeiro dia de provas, o bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos mais movimentados da capital, registrou pelo menos dois atrasos. Em um dos casos um candidato de engenharia pulou as grades e foi impedido de seguir pelos seguranças. Na saída, acompanhado da mãe, disse que tomou a decisão porque tinha chegado apenas um minuto atrasado. Segundo eles, que chegaram de Uber, o trânsito estava complicado.

No mesmo bloco, integrantes do Grupo de Estudos Bíblicos da Universidade de Pernambuco seguraram cartazes com palavras de fé e de incentivo aos estudantes. Enquanto isso, parentes acompanhavam emocionados os alunos do lado de fora. Noêmia Oliveira, 63 anos, acompanhou o neto de 19 anos que tenta pelo quarto ano consecutivo uma vaga em medicina.

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde alguns centros estão ocupados por universitários em protesto contra a PEC 241 e contra a reforma do ensino, o movimento está tranquilo, com programação ao longo da tarde. Às 15h, está prevista uma oficina de turbante, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Um total de 16636 estudantes farão provas nos dias 3 e 4 de dezembro em virtude das ocupações.

 

No final da tarde, o Inep divulga o número de abstenções e o Diario escuta professores do Colégio Boa Viagem sobre suas impressões a respeito do primeiro dia de prova.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL