Diario de Pernambuco
Busca
Ensino Terceira edição do aulão Altas Horas proporcionou maratona de revisão

Publicado em: 13/10/2016 17:10 Atualizado em:

O relógio marcava meia-noite quando um grupo de estudantes resolvia questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consultava livros e assistia a vídeos motivacionais. A noite de terça-feira e a madrugada de ontem foi de confraternização e estudos para 136 alunos de terceiro ano do Colégio Boa Viagem. A terceira edição do aulão Altas Horas proporcionou uma maratona de revisão e descontração para os feras que vão participar do Enem.

A menos de um mês do exame nacional, o colégio da Zona Sul do Recife promoveu a ação com o objetivo de aliar revisão e atividades lúdicas. Das 22h dessa terça até as 7h de ontem, os alunos resolveram questões de anos anteriores do Enem e participaram de jogos e brincadeiras.

Candidato a uma vaga em medicina, o estudante João Victor Galindo ressaltou que esse tipo de evento é fundamental não só com relação às questões didáticas, mas também quanto ao emocional dos feras. “Houve vários momentos de descontração, com vídeos motivacionais. Acho que isso faz toda a diferença na hora de fazer a prova”, pontuou. “Aulões diferenciados assim nos ajudam a sair da rotina. Nessa reta final para o Enem estou estudando mais minhas matérias específicas e fazendo exercícios”, completou a estudante Manuela Nader, que vai tentar uma vaga em engenharia química.

O encerramento do Altas Horas contou com a presença dos pais dos alunos, que se apresentaram com uma banda. As mães fizeram uma dança, passando uma mensagem de força, união e confiança no desempenho dos estudantes. “A ideia do Altas Horas é promover um outro formato de ensino fora da sala de aula, contextualizando os temas do Enem de forma leve e descontraída”, ressaltou o diretor pedagógico do Colégio Boa Viagem, José Ricardo Diniz.

A revisão de todas as disciplinas cobradas no Enem abordou assuntos que costumam cair nas provas, mas sob uma perspectiva interativa para estimular os alunos. “É mais uma oportunidade dos alunos estarem juntos, fora do horário regular de aulas, com atividades e ambientes de aprendizagem diversificados, com seus professores. É um estímulo para eles aliviarem a tensão nesse período que antecede o Enem. Os professores mostram um lado artístico. É um momento divertido onde eles firmam laços nesse momento de encerramento da educação básica”, destacou José Ricardo.

Calendário

Este ano as provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 11 horas (horário local). O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes confiram com antecedência o local da prova para evitar atrasos. Os candidatos deverão apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o cartão de inscrição. O cartão de respostas deve ser marcado com caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente.

Números do Enem 2016


    8.627.194 inscritos
    16 milhões de provas impressas
    1.727 municípios de aplicação
    17 mil locais de prova
    77 mil malotes
    6,1 mil rotas de distribuição
    1.772 coordenadores estaduais e municipais
    33.336 mil coordenadores de local de aplicação e assistentes
    476.040 chefes de salas e aplicadores
    20 mil aplicadores especializados

A Menos de um mês para o Enem…


    Não tente estudar o conteúdo que não foi aprendido durante o ano.
    Faça revisões com assuntos já estudados ou participe de aulões
    Tente controlar a ansiedade, uma grande vilã que provoca brancos de memória, falta de ar ou perda de concentração
    Confira o local de prova no cartão de inscrição e faça o trajeto até o endereço para conhecer o caminho
    Converse com os amigos, vá ao cinema, caminhe na praia, mas mantenha o ritmo de estudos
    Procure dormir cedo e ter umaboa noite de sono. Durma uma média de oito horas por dia

Horários e datas


    As provas acontecem no horário de Brasília, por isso, o fera pernambucano deve diminuir uma hora das informações oficiais
    O candidato deve chegar ao local da prova com 1 hora de atecedência, ou seja, às 11h (horário local)
    Os exames devem ser resolvidos no prazo mínimo de 2 horas e no máximo 4 horas e meia (no primeiro dia) e 5 horas e meia (no domingo)

Dia 5 de novembro


    (sábado), o horário no estado será das 12h às 16h30

Dia 6 de novembro


    (domingo), a prova acontece das 12h às 17h30

As provas

    Sábado: 90 questões de múltipla escolha nas provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (física, química e biologia)
    Domingo: 90 questões de múltipla escolha nas provas de linguagens e seus códigos (língua portuguesa, língua estrangeira, literatura e artes), matemática e redação

O que o fera deve levar nos dias das provas?


    Cartão de inscrição do Enem
    Caneta sferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente
    Documento de identificação original, com foto

Documentos aceitos


    Cédula de identidade ou RG
    Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
    Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
    Carteira de Trabalho e Previdência Social
    Certificado de Reservista
    Passaporte
    Carteira Nacional de Habilitação, com foto

O que não levar:
O fera não deve levar nos dias das provas?*


    Lápis
    Lapiseira
    Borracha
    Relógio
    Celular
    Qualquer aparelho eletrônico

* Caso o candidato leve algum desses itens, ele será lacrado pelos fiscais e devolvido ao final do exame


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL