Diario de Pernambuco
Busca
Dicas finais O que esperar em cada disciplina do Enem Com base no histórico do Exame Nacional do Ensino Médio, professores do Colégio Boa Viagem destacam os assuntos mais prováveis das provas

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/10/2016 10:00 Atualizado em:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Biologia
“Tendo como base o último Enem, existe uma maior variedade dos assuntos de biologia, com muito mais conteúdo em comparação aos anos anteriores. A chave é não misturar os conceitos, procurar logo as palavras-chave para identificar o que está sendo pedido. Existem questões de biologia que precisam de conceitos químicos. Uma coisa que se falou muito esse ano em todo país e pode cair dentro de programas de saúde são as viroses, principalmente as arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e a febre amarela”
Andrey Freire, professor de Biologia do Colégio Boa Viagem

Ranking de assuntos
1º Conceitos de bioquímica (água e seu uso humano, glicídios e lipídios, proteínas e vitaminas e ácidos nucleicos)
2º Citologia
3º Fisiologia
4º Programas de saúde
5º Ecologia
6º Evolução
7º Genética e Biotecnologia

Química
“Tem sido um grande desafio para o aluno entender a prova de química do Enem, porque ela sai dos padrões tradicionais. Você percebe de uma forma geral a fisicoquímica, a química orgânica e a descritiva como irmãs. A forma de estudar tem que ser modificada, porque não dá mais para ver cada uma de forma separada. A partir dos conceitos de raiz você consolida aquele conhecimento através de conteúdos estruturais e conecta outros temas”
Vieira Filho, professor de Química do Colégio Boa Viagem

Ranking de assuntos
1º Química orgânica
2º Fisicoquímica
3º Reações inorgânicas
4º Estequiometria
5º Química ambiental
6º Eletroquímica

Física
“A prova de física do Enem é bem conteudista e tem menos cálculos do que as provas tradicionais. Por isso, é importante que o aluno entenda a dinâmica da prova e não acabe menosprezando os textos que aparecem nos enunciados. Nos últimos três anos o Enem vem trabalhando com textos-base relevantes para as questões e abrindo mão daqueles maiores e que acabam sendo cansativos ou sem muita relevância para a resolução da questão”
César Staudinger, professor de física

Ranking de assuntos
1º Fenômenos ondulatórios
2º Circuitos elétricos
3º Princípios da conservação da energia e da quantidade de movimento
4º Termodinâmica
5º Calorimetria
6º Cinemática escalar
7º Estática do corpo extenso

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Português
“A prova de Linguagens tem uma essência de interpretação textual, o que não impede que a gramática normativa seja cobrada, até pelo fato de que o aluno precisa dominar a norma culta para fazer a redação com propriedade. Os assuntos que são mais latentes nos últimos anos do Enem são variações linguísticas e funções da linguagem. Este ano é comemorado o centenário do samba e como a música está presente como um tipo de gênero mais utilizado nos enunciados, é certo que pode ser abordado”
Katilini Oliveira, professora de Português

Ranking de assuntos
1º Interpretação de textos dos mais variados gêneros (cartum, charge, texto literário, propaganda, tirinha, infográfico, editorial, resenha crítica, artigo de opinião etc)
2º Gêneros textuais (incluindo os digitais, como blog, e-mail e meme)
3º Variações linguísticas
4º Funções de linguagem
5º Figuras de linguagem fonéticas, sintáticas e semânticas
6º Recursos expressivos das linguagens (humor, figuras de linguagem, duplo sentido e coesão)

Literatura
“O Enem procura a obra literária e sua inserção no contexto histórico-social. O aluno precisa dominar a estética, mas principalmente saber ligá-la a questões filosóficas. Uma pergunta importante a se fazer é ‘o que eu posso aprender com essa literatura que faz ponte com o hoje?’. Isso para entender o mundo em paralelo com músicas, textos jornalísticos e gêneros artísticos. O que se vê com frequência no Enem são quais recursos expressivos, linguísticos e visuais estão sendo utilizados e menos a periodização desses assuntos. A forma como a mensagem chega, tirando da arte o contexto histórico vivido para chegar à essência do texto se torna bem mais importante no exame”
Fátima Amaral, professora de Literatura

Ranking de assuntos
1º Modernismo
2º Pós-modernismo
3º Realismo
5º Semana de Arte Moderna de 1922
6º Movimento antropofágico

Espanhol
“O Enem tem uma estrutura dialógica, ou seja, que se comunica com as outras questões de Linguagens. A língua estrangeira não é diferente. É mais importante que o aluno use o espanhol como instrumento para alcançar outras culturas e grupos. O uso social de uma língua se torna mais relevante para esse tipo de prova, o uso social que o estudante vai fazer dela”
Marcos Nascimento, professor de Espanhol

Inglês
“A prova de língua estrangeira do Enem aparece como elemento de acesso à informação. Nos outros anos não vemos uma cobrança tão direta do conteúdo gramatical. O mais importante é que o aluno identifique os elementos que trabalham em imagens ou textos que o aluno deve associar ao vocábulo e estrutura linguística. O que realmente faz toda diferença na prova de inglês do Enem é ler bastante no idioma escolhido”.
Marilson Corsino, professor de Inglês

Matemática e suas Tecnologias

Matemática
“As questões aparecem sempre contextualizadas e o conteúdo aparece também de forma interpretativa. A prova de matemática acontece junto com a redação e cada aluno deve fazer simulados para saber qual a melhor estratégia se enquadra, porque fazer uma antes e deixar outra para depois se torna uma escolha pessoal”
Fabiano Nader, professor de matemática

Ranking de assuntos
1º Funções afins e quadráticas   
2º Grandezas proporcionais
3º Área de volume dos sólidos
4º Estatísticas
5º Razões e proporções
6º Análise combinatória
7º Probabilidade

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Geografia
"Muitos temas são transversais e conversam com outros de ciências humanas e da natureza. Questões sobre bioma, por exemplo, aparecem como imagem para identificação do clima, da vegetação para trabalhar o assunto com as características adequadas. O impacto ambiental é o mais frequente e também conversa com temas da atualidade”
João Santana, professor de geografia

Ranking de assuntos
1º Bioma
2º Fontes de energia
3º Impactos Ambientais
4º Problemas urbanos
5º Problemas ambientais
6º Geomorfologia

História, sociologia e filosofia
“A maioria das habilidades cobra o processo de construção da cidadania, a plenitude dos direitos garantidos. Como isso acontece a partir das constituições, ver a evolução da Constituição brasileira é bastante importante”
Luiz Neto, professor de história, filosofia e sociologia

Ranking de assuntos
1º Cidadania
2º Direitos humanos
3º Movimentos sociais
4º Relações de trabalho na história 5º Teoria do conhecimento
6º Política
7º Ditadura militar
8º Populismo
9º Liberalismo

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL