Diario de Pernambuco
Busca
Protesto Estudantes da UFRPE continuam ocupação e decretam greve discente Nesta noite, mobilização foi ampliada e o prédio de Biologia também foi ocupado

Publicado em: 31/10/2016 20:44 Atualizado em:

Estudantes deliberaram sobre a greve em assembleia nesta tarde. Foto: Ocupe UFRPE/Divulgação
Estudantes deliberaram sobre a greve em assembleia nesta tarde. Foto: Ocupe UFRPE/Divulgação
A partir desta segunda-feira, os estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco estão em greve. Os alunos ocupam a instituição contra aprovação da PEC 241, que prevê o congelamento dos gastos e investimentos em saúde, educação e assistência social por 20 anos, e também contra a reforma no ensino médio. A assembleia aconteceu nesta segunda, às 15h, em frente ao Centro de Ensino de Graduação. Ainda nesta segunda, o movimento de ocupação foi ampliado e o Centro de Biologia também foi tomado pelo ato político.

Os estudantes da Universidade Federal de Pernambuco também continuam mobilizados. Desde a última segunda-feira, os centros estão ocupados. Os estudantes das instituições promovem aulas abertas e debates sociopolíticos durante a ocupação

Nesta terça-feira, dentro das atividades do Mês da Consciência Negra, haverá a abertura do Novembro Negro no CAC (Centro de Artes e Comunicação da UFPE). A ideia é aproveitar a ocupação para fomentar debates sobre política, direitos humanos e conscientização. Às 10h, o ato terá início com uma mesa redonda: "Novembro negro: mulheres negras protagonizando o debate. Às 13h, haverá oficina e Break Dance. Ao longo do dia, ainda haverá exibição de filme, afoxé e recital de poesia.

Na quarta-feira, já foi confirmado um aulão público sobre direitos e historicidade do movimento LGBTT e Queer, com a professora Soraya Barreto, vice-coordenadora do curso de publicidade e propaganda.

Corpo docente
Na última terça-feira, os professores da Universidade Federal fizeram uma paralisação de 24h e endossaram a mobilização estudantil. Nesta quinta-feira, dia 03, eles se reúnem em assembleia para deliberar sobre uma greve por tempo indeterminado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL