Diario de Pernambuco
Busca
Dicas Enem: hora de diminuir o ritmo gradativamente feras devem manter uma alimentação saudável e o sono equilibrado nas semanas que antecedem o exame

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/10/2016 08:24 Atualizado em: 21/10/2016 08:32

Os dois dias de provas do Enem são uma verdadeira maratona para os candidatos que buscam uma vaga no ensino superior. Ao todo, serão 10 horas respondendo questões e fazendo uma redação. Para estarem preparados, os feras devem manter uma alimentação saudável e o sono equilibrado nas semanas que antecedem o exame. Dormir e comer bem podem trazer uma melhor concentração aos candidatos nos dias decisivos. Para isso, o ritmo de estudos deve ir diminuindo aos poucos.

Faltando duas semanas para o Enem, a hora é de revisar e resolver questões de simulados e edições anteriores do exame. Nada de virar as noites tentando estudar os conteúdos do zero. “Neste domingo, por exemplo, os estudantes devem priorizar o descanso, já que vão enfrentar duas semanas muito duras antes do Enem”, aconselhou o diretor do Colégio Boa Viagem, José Ricardo Diniz.

Noites bem dormidas também podem garantir maior tranquilidade aos feras. O conselho dos especialistas é de que os alunos devem estudar sem exageros. No dia do exame, o indicado é acordar por volta das 8h, já que o Enem começa às 12h30 (horário local), para ter tempo de tomar um café da manhã com calma e seguir para o local de prova sem pressa.

A estudante Maria Eduarda Lemos, 17, que vai disputar uma vaga em medicina, segue as indicações. “Estou priorizando a revisão de conteúdos que mais caem no Enem e nos vestibulares. Também estou cronometrando meu tempo de resposta para não deixar nenhuma em branco no dia. A pressão é muito grande nessa reta final, então tenho diminuído o ritmo de estudos”, contou. Candidata a uma vaga em direito, Camille Genu, 17, também tem priorizado a resolução de questões. “Não dá para tentar estudar agora o que não estudou o ano todo. É perda de tempo. Estou resolvendo questões e focando nas minhas maiores dificuldades”, disse.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL